A ideia da central elétrica "virtual", ou por muito difundida que seja, não é nova. Adivinhe quem já está testando isso há algum tempo? É isso mesmo: a Tesla. Agora, porém, Elon Musk terá de lidar com uma série de concorrentes ferozes. Ford, GM, Google, SunPower e outras empresas americanas dos setores da mobilidade, tecnologia e energia uniram forças para criar o projeto VP3.

A iniciativa, cujo nome completo é Virtual Power Plant Partnership, visa precisamente explorar o potencial deste tipo de atividade, que se está a tornar cada vez mais importante com a difusão do carro elétrico. Mas comecemos pelo princípio: o que é uma central elétrica virtual?

Tesla mostrou o caminho

Uma central elétrica virtual é um conjunto de 'objetos' equipados com baterias (carros, sistemas fixos e etc.) que são independentes e separados uns dos outros e que podem interagir com a rede pública, fornecendo energia quando necessário e funcionando como instalações de armazenamento quando a produção a partir de energias renováveis é elevada.

A Tesla demonstrou com um projeto isolado na Califórnia que o joguinho funciona. De fato, irá agora expandi-la para algumas áreas do Texas, com a possibilidade de os participantes no programa também ganharem dinheiro com a venda de eletricidade. Claramente, os outros não podem ficar parados vendo Elon Musk levar o prêmio.

Un impianto di accumulo Tesla con Powerwall e Solar Roof

Uma abordagem global

E assim nasceu a V3P, uma empresa conjunta que irá aproveitar a perícia e o apoio dos seus membros para criar um ecossistema energético no qual famílias, empresas e comunidades inteiras se possam ajudar e apoiar mutuamente, aproveitando a energia da forma mais rentável e amiga do ambiente. V3P irá trabalhar principalmente para:

  • Analisar e divulgar os benefícios de uma central elétrica virtual
  • Desenvolver procedimentos e estabelecer normas  para ajudar o setor a crescer
  • Apoiar as instituições na definição de políticas apropriadas
 

Passando ao básico, a V3P quer encontrar hardware e software adequados para regular a entrada e saída de eletricidade a partir de dispositivos ligados à central elétrica virtual, em resposta às necessidades da rede.

Desta forma, carros, sistemas de armazenamento e centrais fotovoltaicas garantirão uma gestão eficiente e "fluida" da energia de um bairro ou cidade, chegando - segundo estimativas do Rocky Mountain Institute, uma organização sem fins lucrativos que também liderará o projeto - a uma redução de até 60 GW no pico da procura nos Estados Unidos até ao final da década. Pensa-se mesmo que este número poderia atingir 200 GW até 2050.

Os participantes no projeto V3P:

 

  • Ford
  • General Motors
  • Google Nest
  • OhmConnect
  • Olivine
  • SPAN
  • SunPower
  • Sunrun
  • SwitchDin
  • Virtual Peaker