As aeronaves movidas a hidrogênio para serviço comercial estão se aproximando cada vez mais da realidade. Recentemente, nosso time do InsideEVs Itália abordou o assunto em um artigo dedicado e, há alguns dias, um exemplar deste novo projeto completou seu primeiro voo oficial.

Foi um ATR 72 convertido, que fez uma viagem de 15 minutos a uma altitude máxima de 3.500 metros: uma ideia da empresa americana Universal Hydrogen, que implantou um projeto para converter as aeronaves comuns de passageiros e carga, uma das mais comuns do planeta, em células de combustível.

aeronave atr72 hidrogenio

Ideia inovadora

A ideia de equipar as aeronaves ATR 72 com células de combustível em vez dos tradicionais turbopropulsores a jato é verdadeiramente inovadora, desenvolvida pela Universal Hydrogen, uma empresa americana cujos acionistas incluem grandes nomes como GE Aviation, Airbus Ventures, Toyota Ventures, JetBlue Ventures e American Airlines.

O projeto decolou oficialmente há alguns dias do Grant County International Airport (KMWH), no estado de Washington, EUA, para o primeiro teste de um programa de testes de dois anos que terminará em 2025 com a entrada em serviço comercial.

Muitos pedidos

Apesar da fase ainda "embrionária" da conversão para hidrogênio, a ideia atraiu o interesse de muitas empresas norte-americanas ativas no transporte aéreo de passageiros e carga, algumas das quais já assinaram várias encomendas - entre elas a empresa americana Connect Airlines, que encomendou a conversão de 75 unidades.

Falando especificamente em números, a Universal Hydrogen planeja converter um total de 247 unidades ATR 72-600 nos próximos anos, para 16 clientes diferentes ao redor do mundo, para um valor total de pedidos de 3 bilhões de dólares, divididos entre custos de produção e operacionais e serviços de reabastecimento durante os primeiros 10 anos de vida operacional dos veículos.

Vídeo do primeiro voo