page ad skin

Hyundai Kona elétrico tem lançamento confirmado para o Brasil em agosto

SUV elétrico virá ao país ao lado da versão híbrida, que chegará no mês que vem

Hyundai Kona eletrico BR (2)

O Hyundai Kona elétrico (Kona EV) teve o lançamento no Brasil confirmado pela Caoa Hyundai nesta quarta-feira (8). O SUV elétrico compacto da montadora coreana irá desembarcar no país a partir de agosto.

A estreia do segundo modelo elétrico da Caoa Hyundai no país foi anunciada em um evento onde a empresa divulgou novidades sobre a operação no Brasil, como a modernização das oficinas nas concessionárias e áreas dedicadas para lidar com baterias de veículos elétricos. Na ocasião, a empresa também anunciou a chegada de mais modelos ao país. 

Galeria: Hyundai Kona Electric 2021

Mas falando do Kona EV, trata-se de um SUV elétrico que mede 4,20 metros de comprimento e possui 2,60 metros de entre-eixos. Ele possui um porta-malas entre 332 e 1.114 litros, e se diferencia da versão híbrida pela grade frontal, porta de carregamento, rodas de 17" em design exclusivo e novos para-choques.

Na lista de equipamentos, itens como faróis DRL full LED, head-up display, 6 airbags, bancos em couro, ar condicionado automático, freio de estacionamento elétrico, sistema multimídia com tela de 10,2" e conectividade com smartphones via Android Auto e Apple Car Play. 

Hyundai KONA EV 2021, primeiro teste

Por último, o denominado Hyundai SmartSense, que combina os diferentes sistemas de assistência e segurança do modelo, inclui monitor de ponto cego ou assistente de manutenção de faixa, alerta de movimentação traseira, frenagem de emergência, detector de fadiga, controlo de cruzeiro adaptativo com Stop & Go ou limite de velocidade inteligente, por exemplo. 

O powertrain do Kona EV é composto pelo motor elétrico montado no eixo dianteiro com 136 cv de potência e 40,3 kgfm de torque máximo. Isso é suficiente para uma aceleração de 0 a 100 km/h em 9,9 segundos e velocidade máxima de 155 km/h, de acordo com os dados oficiais. 

Hyundai KONA EV 2021, primeiro teste

A bateria com 39,2 kWh de capacidade proporciona autonomia de 252 km com uma carga pelo ciclo do Inmetro - no ciclo WLTP são 300 km. 

No Brasil, o Kona EV será oferecido com quatro opções de cores externas e poderá encarar rivais como o como o Peugeot e-2008, mas a Caoa Hyundai ainda não divulgou nenhum detalhe sobre versões ou preços. Na Europa, a versão elétrica custa a partir de 36.400 euros (R$ 197.200) nesta mesma versão com bateria de 39,2 kWh. 

Galeria: Hyundai Kona Electric 2024

Nova geração

Coincidentemente, nesta semana a Hyundai apresentou as primeiras imagens e informações do Hyundai Kona EV de segunda geração na Europa. Ainda sem data de lançamento por lá, o SUV elétrico continua sendo construído na mesma plataforma, mas ficou maior em comprimento (de 4,21 metros para 4,36 metros) e entre-eixos (6 cm adicionais).

Destaque para o visual (externo e interno) inspirado no irmão mais novo Hyundai Ioniq 5 e novas (e maiores) opções de bateria, bem como condução i-Pedal, carregamento mais rápido e novas funções. 

Kona HEV

Além da versão elétrica, a Hyundai também anunciou para o Brasil o Kona HEV, que chegará antes (em abril) e trará um pacote de equipamentos similar ao modelo de zero emissão. 

Hyundai KONA 2021, primeiro teste

O Kona EV possui um trem de força que conta com o motor 1.6 GDi de 105 cv e 15 kgfm associado a uma unidade elétrica de imã permanente com 43,5 cv e 17,3 kgfm - a potência combinada é de 141 cv e o torque máximo de 27 kgfm.

Nesta variante, a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 11 segundos e a velocidade máxima é de 161 km/h - o consumo homologado pelo Inmetro é de 19,6 km/l na cidade e 17,4 km/l na estrada.

A Caoa Hyundai disse que nas próximas semanas irá revelar mais detalhes e informações sobre esses próximos lançamentos.