Se existe uma categoria de carro que pertence à cultura americana, é certamente a do muscle car. Camaro, Mustang, Corvette, Charger: todos estes são carros que fizeram parte daquele famoso "sonho americano" e que alguns agora temem desaparecer junto com os motores a combustão.

Porque o futuro é elétrico. Tanto para os poderosos V8s com barras e balancins, carburadores quádruplos e transmissões automáticas com três ou, no máximo, quatro marchas. Mas será que os muscle cars estão realmente destinados à extinção? Ou, como ensina a teoria evolutiva, será que eles se adaptarão aos novos tempos? A segunda hipótese é a mais provável. A prova está nos movimentos dos fabricantes. Vamos ver o que vai acontecer.

dodge-challenger-srt-demon

Nomes históricos

Independentemente da fonte de alimentação e do trem de força adotados, todos os fabricantes de automóveis continuarão a diversificar sua linha, oferecendo carros compactos, utilitários esportivos e, é claro, modelos esportivos. Assim, os muscle cars não desaparecerão. Eles se tornarão elétricos.

Uma abominação para algumas cabeças duras, uma escolha atraente e talvez até gratificante para outros, que ficarão fascinados com a forma como este tipo de carro será capaz de se adaptar às novas tendências de mobilidade.

Chevrolet Corvette E-Ray - flagra

Chevrolet Corvette E-Ray - flagra

A Ford, Chevrolet, Dodge ou General Motors continuarão a produzir modelos de alto desempenho. Eles serão elétricos, mas respeitarão o DNA dos muscle cars originais e, em alguns casos, ainda terão seu nome. Isso certamente acontecerá com o Mustang (que, por sinal, já está sendo reavivada com o Mach-E, em forma elétrica e de SUV) e acontecerá também com outros. A Chevrolet, por exemplo, já colocou um Corvette elétrico na programação.

Tradição respeitada

Em que competirão estes novos carros esportivos? Sobre as coisas de sempre: em primeiro lugar, com um olhar sobre a tradição e a potência. Com os conjuntos motopropulsores movidos a bateria que podem atingir potências inimagináveis para motores de combustão interna, temos a certeza de que os próximos carros musculares serão grandes.

E então, fiel à filosofia geral de construção, eles oferecerão configurações nas quais o conforto não é totalmente sacrificado no altar do desempenho a qualquer custo, com cockpits nos quais ainda haverá espaço para os passageiros traseiros e muita personalização e afinação disponibilizados pelos próprios fabricantes, que sempre construíram muito de seu sucesso sobre isso. Talvez, desta vez, até mesmo acrescentando a possibilidade de uma atualização de software por via aérea para uma injeção extra de maldade.

Todas as marcas

Em resumo, os muscle cars vão mudar. E eles estão prontos para aparecer no palco da mobilidade elétrica com o mesmo espírito com que se apresentaram à classe média norte-americana há meio século atrás.

Afinal, a transição para emissões zero não se trata apenas desta categoria de carros esportivos. Todos, da Abarth à Ferrari, estão se preparando para se verem relegados aos livros de história. Sejamos francos.

Galeria: Ford Mustang Cobra Jet 1400