A BYD divulgou novas informações sobre seu próximo modelo de luxo/desempenho YangWang U9, e suas principais atrações parecem ser o impressionante trem de força de mais de 1.000 cavalos e seu inteligente sistema de suspensão Disus.
Como dá pra ver nos dois vídeos incorporados abaixo, a configuração de suspensão pode fazer o carro inteiro saltar alguns centímetros do chão e também permite que o supercarro elétrico possa ser conduzido com uma roda faltando, de forma semelhante ao que um Citröen DS da década de 1960 foi capaz de fazer com sua suspensão hidropneumática.
Apontada pela BYD como sendo "o sistema de controle de carroceria de veículos mais avançado da indústria em todo o mundo", a chamada configuração de suspensão Disus será dividida em várias categorias diferentes que entrarão no extenso portfólio da montadora chinesa, com o objetivo final de melhorar a experiência de condução.
Há o Disus-C, que ajusta o amortecimento controlando a válvula solenoide do amortecedor, o Disus-A, que emprega amortecedores a ar que podem ser ajustados em até 150 mm, e o Disus-P, que é "o primeiro sistema inteligente de controle hidráulico de carroceria do mundo" e pode controlar a entrada de óleo do amortecedor, a válvula de ajuste de amortecimento e a válvula de ajuste de rigidez. Além disso, tem um curso ajustável de até 200 mm e pode levantar todas as quatro rodas simultaneamente ou cada roda de forma independente.
Quanto aos vídeos acima com o supercarro YangWang U9 EV, eles estão mostrando o braço Disus-X, que adiciona a capacidade de dançar, pular e até mesmo dirigir sobre três rodas.
De acordo com a BYD, o sistema Disus passou por mais de 30 meses e 10 milhões de quilômetros de testes de resistência, com alguns modelos que já estão em produção com hardware compatível prontos para receber os novos recursos por meio de uma atualização de software over-the-air.
Como relatado anteriormente, o YangWang U9 tem quatro motores elétricos que permitem um tempo de sprint de 0-100 km/h de menos de dois segundos, além de ostentar um alcance de condução de até 700 quilômetros, mérito da plataforma Yisigang EV da BYD.
Em janeiro, quando o U9 foi originalmente revelado, a montadora chinesa também antecipou um off-road totalmente elétrico chamado U8, que supostamente é capaz de rodar a até 120 km/h, mesmo que tenha um pneu furado.
Assumimos que a BYD tinha algum tipo de pneu run-flat em mente, mas agora, com seu novo sistema de suspensão Disus que é capaz de ficar sem uma roda conectada, está bastante claro o que a gigante automotivo chinês tinha reservado para seus clientes.
Fonte: BYD via CnEVPost
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Freios integrados ao motor: a nova aposta da Mercedes-Benz para EVs
Toyota adia nova geração de carros elétricos para 2027; entenda
Renault: os próximos carros elétricos da marca serão supereficientes
BYD iniciará produção no Brasil com Song Pro e Dolphin Mini
Xiaomi apresenta sistema de propulsão de 2.054 cv e suspensão ativa
BYD bate meta de vendas de eletrificados em 2024 e atinge novo recorde
Geely supera BYD e lança sistema híbrido com autonomia de até 2.390 km