Supercarro elétrico da BYD estreia com 1.300 cv para encarar o Tesla Roadster
Estreando uma nova plataforma, o YangWang U9 tem quatro motores e pode acelerar de 0 a 100 km/h em 2 segundos
Apoiada no crescente sucesso internacional, a BYD se sente confiante para lançar sua marca premium. E juntamente com a revelação do SUV elétrico off-road Yangwang U8, a gigante chinesa também apresentou o seu segundo modelo premium, o supercarro elétrico Yangwang U9.
Estes são os dois primeiros modelos da submarca premium Yangwang, que estreiam a nova plataforma chamada e4.
"A marca Yangwang será a primeira a aplicar as tecnologias de ponta do grupo BYD e oferecer segurança, desempenho e experiência aos clientes, mesmo em condições extremas de direção", disse Wang Chuanfu, presidente da BYD Global, no evento de lançamento.
Galeria: BYD YangWang U9 - supercarro elétrico
Com uma distância entre eixos variável, a plataforma e4 equipará os futuros lançamentos da marca Yangwang, se caracterizando pela propulsão independente de quatro motores elétricos e com produção em massa na China. Os veículos elétricos que utilizam essa arquitetura são capazes de ajustar com precisão a dinâmica das quatro rodas graças ao controle vetorial independente dos motores.
Os modelo construídos nessa plataforma podem fazer um giro de 360 graus em pisos aderentes, como asfalto, usando seu motor elétrico altamente integrado, desenvolvido internamente. Graças à capacidade independente de saída de torque (positivo e negativo), mesmo que a direção e os freios não estejam funcionando de forma normal, a plataforma e4 permite que o veículo pare a partir dos 100 km/h em menos de 40 metros.
O Yangwang U9 se apresenta como um carro elétrico de alto desempenho que promete fazer frente aos modelos de referência do segmento. A BYD ainda não revelou todas as especificações técnicas, mas os dados iniciais falam em quatro motores de 240 kW (322 cv) cada, o que resulta em potência combinada de até 960 kW (1.300 cv).
Levando em conta que o U9 será muito mais leve que o U8, e sua aerodinâmica é muito mais eficaz, é provável que estejamos falando de um dos supercarros elétricos mais quentes disponíveis no mercado. No anúncio oficial, a BYD declara aceleração de 0 a 100 km/h em 2 segundos, que o coloca no mesmo patamar que o Tesla Roadster, que ainda não tem uma data oficial de lançamento.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
kW vs. kWh: Entenda a diferença das medidas usadas nos carros elétricos
Sedã elétrico da Chery tem autonomia impressionante de 1.645 km
Chevrolet Spark EUV e BYD Dolphin: compactos elétricos em comparação
Ranking: Carros elétricos com mais de 400 km de autonomia no Brasil
SUV elétrico mais acessível do Grupo Volkswagen tem início de produção
Citroën 2CV será revivido como elétrico barato baseado na plataforma do C3
Neta Auto inaugura 1ª loja no Brasil e estuda produção local para 2026