Apoiada no crescente sucesso internacional, a BYD se sente confiante para lançar sua marca premium. E juntamente com a revelação do SUV elétrico off-road Yangwang U8, a gigante chinesa também apresentou o seu segundo modelo premium, o supercarro elétrico Yangwang U9

Estes são os dois primeiros modelos da submarca premium Yangwang, que estreiam a nova plataforma chamada e4.

"A marca Yangwang será a primeira a aplicar as tecnologias de ponta do grupo BYD e oferecer segurança, desempenho e experiência aos clientes, mesmo em condições extremas de direção", disse Wang Chuanfu, presidente da BYD Global, no evento de lançamento.

Galeria: BYD YangWang U9 - supercarro elétrico

Com uma distância entre eixos variável, a plataforma e4 equipará os futuros lançamentos da marca Yangwang, se caracterizando pela propulsão independente de quatro motores elétricos e com produção em massa na China. Os veículos elétricos que utilizam essa arquitetura são capazes de ajustar com precisão a dinâmica das quatro rodas graças ao controle vetorial independente dos motores.

Os modelo construídos nessa plataforma podem fazer um giro de 360 ​​graus em pisos aderentes, como asfalto, usando seu motor elétrico altamente integrado, desenvolvido internamente. Graças à capacidade independente de saída de torque (positivo e negativo), mesmo que a direção e os freios não estejam funcionando de forma normal, a plataforma e4 permite que o veículo pare a partir dos 100 km/h em menos de 40 metros. 

BYD YangWang U9 - supercarro elétrico

O Yangwang U9 se apresenta como um carro elétrico de alto desempenho que promete fazer frente aos modelos de referência do segmento. A BYD ainda não revelou todas as especificações técnicas, mas os dados iniciais falam em quatro motores de 240 kW (322 cv) cada, o que resulta em potência combinada de até 960 kW (1.300 cv). 

Levando em conta que o U9 será muito mais leve que o U8, e sua aerodinâmica é muito mais eficaz, é provável que estejamos falando de um dos supercarros elétricos mais quentes disponíveis no mercado. No anúncio oficial, a BYD declara aceleração de 0 a 100 km/h em 2 segundos, que o coloca no mesmo patamar que o Tesla Roadster, que ainda não tem uma data oficial de lançamento.