Com a aceleração da transição energética no Brasil, o segmento de locadoras foi um dos principais impulsionadores das vendas de modelos eletrificados no país. Segundo levantamento da Abla, entidade que representa o setor, em 2022 os emplacamentos de carros elétricos e híbridos quase dobraram na comparação com o ano anterior.  

O levantamento feito no âmbito do Anuário Brasileiro do Setor de Locação de Veículos mostra que no ano passado as locadoras compraram 3.300 veículos elétricos e híbridos, crescimento de 88,9% em comparação com o anterior, onde foram comercializadas 1.700 unidades - isso representa 6,6% do total de modelos eletrificados vendidos no país no período. 

Nissan Movida (3)

Os dados também mostram que entre 2018 e 2022 as locadoras compraram mais de 5.600 veículos eletrificados, saltando de apenas 43 unidades para as 3.300 do ano passado.

“É visível o desejo de um crescente número de pessoas por sustentabilidade, especialmente as mais jovens, e isso se aplica também à mobilidade urbana”, avalia em nota Paulo Miguel Junior, conselheiro gestor da Abla.

Como região mais populosa, o Sudeste concentra a maior parte dessa frota de veículos elétricos e híbridos de locadoras, com 3.900 unidades emplacadas. Os estados de Minas Gerais e São Paulo, lideram as vendas desses veículos, com 2,1 mil e 1,3 mil unidades, respectivamente.

Zarp Localiza estacao recarga motoristas aplicativo (2)

Com números relevantes, a região Sul fica em segundo lugar, com 1.500 veículos eletrificados emplacados, majoritariamente no Paraná, que responde por nada menos que 97% das vendas desse tipo de veículo para as locadoras na região.

Apresentando vendas mais modestas, o Nordeste tem 92 veículos eletrificados na frota de locadoras e o Centro-Oeste, 72 veículos. Na lanterna, a região Norte chegou a apenas 29 unidades de carros eletrificados de locadoras.