Este é o HiPhi Y, um SUV elétrico que acaba de ser lançado na China. Como destaque, o modelo chama a atenção pelas portas traseiras parcialmente no estilo "asa de gaivota" e também pela autonomia declarada. Seu preço? A partir de ¥339.000, valor que em conversão direta é de pouco mais de R$ 227 mil. 

Mirando o mercado europeu, o HiPhi Y já é vendido com opções de baterias de 76,6 ou 115 kWh, o que garante autonomia entre 558 e 809 km, respectivamente, no ciclo CLTC. Claro que é necessário aplicar um desconto nestes números, pois geralmente o ciclo CLTC sempre apresenta número um pouco mais elevados que a realidade. 

HiPhi Y

O novo SUV é equipado com dois motores elétricos que entregam 497 cv, permitindo assim uma aceleração de 0 a 100 km/h em cerca de 4,7 segundos. Haverá também uma opção do Y apenas com tração traseira, com 331 cv, mas sem dados de desempenho divulgados ainda. As demais especificações técnicas ainda não estão disponíveis no site da marca, mas já se sabe que seu porte é ligeiramente maior ao de um Tesla Model Y, ou seja, comprimento total na casa do 4,80 m.

HiPhi Y

Por dentro, o acabamento é muito sofisticado e futurista. O HiPhi Y traz uma tela central OLED de 17 polegadas ao lado de outra tela, também de altíssima resolução, com 15 polegadas para o passageiro. Existe também um painel de instrumentos LCD completo de 12,3 polegadas para o condutor. O sistema de som da Meridian, espelho retrovisor com câmera e um visor frontal são todos itens de série.

HiPhi Y

As portas traseiras do HiPhi Y são bastante interessantes. A metade inferior de cada porta abre de forma tradicional, enquanto a parte superior abre para cima em forma de asa de gaivota. Uma caraterística interessante ou desnecessariamente estranha? Deixamos isso ao seu critério.

A HiPhi vende atualmente dois outros modelos, o X SUV e o Z sedan. Ambos também chegarão em mercados europeus ainda este, com preços a partir de mais de 100 mil euros (R$ 540 mil), prova de que os chineses estão apostando alto na qualidade para encarar marcas tradicionais europeias. No entanto, o Y será o veículo mais barato da HiPhi, mas nào deve ficar muito distante deste patamar.