Volvo EX90: Topo de linha elétrico que virá ao Brasil terá atraso de 6 meses

Complexidade da adaptação de software pode jogar o lançamento para o segundo semestre de 2024

Fotos ao vivo do Volvo EX90 de 2024 do lançamento de Estocolmo Fotos ao vivo do Volvo EX90 de 2024 do lançamento de Estocolmo

Já confirmado para o Brasil, o novo Volvo EX90 terá seu lançamento adiado em cinco ou seis meses, para meados de 2024. O motivo é o atraso no desenvolvimento do software com as funcionalidades de segurança que será o destaque do SUV elétrico topo de linha.

O anúncio foi feito pelo CEO Jim Rowan na teleconferência de resultados da empresa em 20 de julho. O executivo explicou que o atraso do maior lançamento de produto da Volvo Cars desde o XC40 em 2017 é causado pela "complexidade do código de software" em torno do sistema LiDAR do EX90.

Mais especificamente, os engenheiros da Volvo estão tendo dificuldade em integrar a tecnologia de segurança chave na nova plataforma SPA2 do EX90, que é compartilhada com o Polestar 3.

"Estamos escrevendo grande parte do software por conta própria. Queríamos ter certeza de que a primeira vez que colocássemos o Lidar em nossa pilha de segurança... ele funcionaria da forma que deveria", disse Jim Rowan na ligação, de acordo com a Automotive News.

Ele acrescentou que o atraso dá aos engenheiros da Volvo "um pouco mais de tempo para fazer isso". No entanto, isso também significa que a estreia do SUV elétrico de luxo no mercado pode ser adiada para o terceiro trimestre de 2024.

O LiDAR é um diferencial importante para a Volvo, já que o topo de linha elétrico é o primeiro modelo da marca a incorporar o LiDAR e o oferecerá como equipamento de série - ele é opcional no Polestar 3.

A startup de sensores de carros autônomos Luminar Technologies fornecerá à Volvo seus softwares Iris LiDAR e Sentinel, que precisam ser integrados ao software Volvo no EX90.

O sistema LiDAR faz parte do sistema de monitoramento de estradas do EX90, que inclui câmeras, radares e sensores ultrassônicos. A Volvo disse que o LiDAR pode detectar pedestres a até 820 metros de distância, mesmo em velocidades de rodovia. A tecnologia LiDAR de sensoriamento remoto usa pulsos de luz laser para renderizar imagens precisas do ambiente ao redor do veículo.

De acordo com a montadora, o LiDAR e outros sensores no Volvo EX90 criam um "escudo invisível de segurança" que pode ajudar a reduzir acidentes que resultam em ferimentos graves ou morte em até 20%. 

A decisão da Volvo de incluir essa cara tecnologia como item de série é um diferencial na indústria. Os componentes LiDAR para veículos com capacidades autônomas de nível 2 começam na faixa de US$ 1.500 a US$ 2.000; LiDAR para carros com capacidades de nível 3 são ainda mais caros.

A decisão de adiar a produção do EX90 claramente não foi fácil para Rowan, mas mostra determinação para tirar o produto do papel com todas as suas funcionalidades previstas. 

O EX90 será o primeiro veículo elétrico construído na fábrica da Volvo em Ridgeville, Carolina do Sul (EUA). A produção na fábrica de 2,3 milhões de metros quadrados estava inicialmente programada para começar no final de 2023, mas à luz do anúncio de Rowan, provavelmente será adiada para 2024.