A indústria automotiva já sente o peso dos desafios no processo de transição para os carros elétricos e diz que os prazos regulamentares estipulados pelos governos podem ser inatingíveis. É o que revela uma pesquisa recente encomendada pela ABB Robótica com diversos players e fornecedores do setor.

O levantamento global encomendado pela ABB Robótica e pela Automotive Manufacturing Solutions, revelou que mais da metade (59%) das empresas acredita que a mudança para a produção de veículos puramente elétricos não é viável dentro dos prazos legislativos atuais. Os entrevistados destacaram os desafios de adaptação a uma nova cadeia de suprimento de baterias, preocupações com os altos níveis de investimento de capital necessários, escassez de matérias-primas, infraestrutura adequada e falta de capacidade de rede.

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Embora 28% tenham expressado a opinião de que os prazos eram alcançáveis, eles também indicaram que haveria desafios significativos, enquanto 18% acreditavam que as metas atuais nunca seriam atingidas. Apenas 11% acreditavam que todas as metas regionais para a adoção de veículos elétricos até 2030-2040 eram realistas.

"A indústria automotiva está ciente das pressões e dificuldades envolvidas no cumprimento dos cronogramas regionais propostos para atingir a produção total de veículos elétricos", disse Joerg Reger, diretor global da linha de negócios automotivos da ABB Robótica.

"A automação é fundamental para tornar a produção mais resiliente, eficiente e rápida para atingir essas metas, e é por isso que estamos observando uma alta demanda por nossos robôs especializados em montagem de ‘powertrain’ de veículos elétricos. Essas soluções reduzem radicalmente os tempos de desenvolvimento, melhoram a flexibilidade, simplificam ainda mais o processo de produção e, por fim, reduzem os custos de fabricação."

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Baterias

Além disso, a pesquisa destaca os desafios envolvidos na adaptação a uma nova cadeia de suprimento de baterias, citada como uma barreira importante por 19% dos entrevistados, enquanto 16% estavam preocupados com os altos níveis de investimento de capital necessários.

A escassez de matérias-primas, a infraestrutura adequada e a falta de capacidade da rede elétrica também estavam no topo da lista de problemas a serem resolvidos. Por outro lado, a falta de infraestrutura de carregamento foi citada como a maior restrição à adoção de veículos elétricos por mais de um quarto (26%) dos entrevistados, enquanto 17% destacaram os altos preços dos veículos como a principal barreira ao crescimento dos veículos elétricos

Galeria: ABB - infraestrutura de recarga

Automação

A ABB Robótica destaca o desenvolvimento e a implementação de células de produção flexíveis e modulares que são conectadas digitalmente e em rede, e atendidas por robôs móveis autônomos inteligentes.

A empresa destaca que esse nível mais alto de automação flexível oferece uma solução para a escassez de mão de obra e pode ser ampliado ou reduzido, dependendo da demanda por um veículo específico, ou reimplantado em uma fábrica, evitando a necessidade de gastos significativos de capital.

"A pesquisa confirma os desafios do setor automotivo - que a fabricação está sob pressão e as cadeias de suprimentos interrompidas estão sob considerável pressão", disse Daniel Harrison, analista automotivo da Automotive Manufacturing Solutions.

Produção sustentável

Quando questionados sobre o fornecimento de manufatura sustentável, os líderes do setor foram mais positivos, com 80% prevendo que a sustentabilidade é alcançável. Apenas 4% achavam que isso não seria possível.

Dos pesquisados, apenas os americanos (16%) consideraram que a conformidade regulamentar era um obstáculo importante (em comparação com 7% na Europa e apenas 5% na Ásia). No entanto, quase um quarto (24%) de todos os entrevistados sugeriu que o alto investimento de capital necessário era o principal desafio para se obter uma produção sustentável.

No Brasil, onde não há metas para adoção de veículos elétricos, essa pressão sobre a indústria automotiva é menor, ainda que haja concorrência das montadoras que começam a acelerar a vinda de carros elétricos importados, mas não se compara a objetivos já estipulados, como os da União Europeia, por exemplo. 

A pesquisa inclui cerca de 600 especialistas globais do setor, de fabricantes de veículos e suprimentos em todos os níveis de gerenciamento, engenharia e outros profissionais relevantes em todo o mundo automotivo.

Fonte: ABB