A GM está finalmente deixando para trás o transtorno do Chevrolet Blazer EV. A montadora retomou as vendas do SUV elétrico após retirá-lo do mercado devido a problemas de software em dezembro.
Além disso, a GM anunciou preços novos e mais baratos para a linha Blazer EV, o que pode ajudar a impulsionar as vendas após a pausa. O Blazer EV LT AWD de entrada teve o maior corte de preço, levando seu preço sugerido (incluindo o frete) de US$ 56.715 para US$ 50.195 (R$ 250 mil).
Acrescente o crédito fiscal federal de US$ 7.500, ao qual a GM disse que a Blazer EV agora se qualifica, e o preço base da Blazer EV cai para US$ 42.695 (R$ 212.700). As regras sobre quais veículos poderiam receber o crédito fiscal mudaram no início de 2024.
Os preços das versões do Blazer EV disponíveis nos Estados Unidos atualmente são os seguintes, incluindo o frete:
Modelo Blazer EV 2024 | Preço de venda original | Novo MSRP | Com crédito de US$ 7.500 |
LT AWD | $56,715 | $50,195 | $42,695 |
RS AWD | $60,215 | $54,595 | $47,095 |
RS RWD | $61,790 | $56,170 | $48,670 |
Antes da ordem de interrupção das vendas, Kevin Williams, do InsideEVs, teve um veículo da frota de imprensa Blazer EV quebrado durante uma viagem, deixando-o preso em uma estação de carregamento. A GM não especificou quais tipos de melhorias de software permitiram a retomada das vendas. A empresa entregou menos de 500 unidades do Blazer EV antes da pausa.
Chevrolet Blazer EV sendo testado no Brasil
O Blazer EV não é apenas mais um produto da GM. É mais importante do que isso. O SUV elétrico foi lançado no final do ano passado como o primeiro veículo elétrico de última geração da montadora realmente voltado para o mercado de massa. Outros EVs da GM montados na nova plataforma de baterias Ultium da empresa foram o Hummer EV da GMC, o Cadillac Lyriq e a Chevrolet Silverado EV, uma caminhonete.
Apenas o Blazer EV, um SUV de médio porte, visava diretamente ao coração do público americano que compra carros e ao modelo elétrico mais vendido dos Estados Unidos, o Tesla Model Y. A GM já havia demorado para acelerar as vendas de veículos baseados na Ultium devido a problemas com o aumento da produção de baterias. Além disso, ela tem planos ambiciosos de ganhar bilhões por ano com uma ampla variedade de softwares, muitos dos quais estão sendo desenvolvidos internamente.
Portanto, foi um golpe quando os problemas de software levaram a GM a interromper as vendas. Sem dúvida, a GM não está sozinha nesse caso. Tanto as startups de veículos elétricos quanto as montadoras tradicionais têm enfrentado dificuldades com o software do veículo, que está se tornando mais importante à medida que os fabricantes buscam recursos tecnológicos sofisticados e serviços de assinatura.
Muito ainda depende do sucesso dos veículos Ultium e do software que é executado neles. Portanto, para o bem da GM, esperamos que ela tenha resolvido os problemas mais sérios.
O Chevrolet Blazer EV já está confirmado para o Brasil, onde deve ser lançado ao longo deste ano. O preço ainda não foi divulgado, mas deve ficar bem acima dos patamares do Bolt EUV, que sai por R$ 279 mil. Outra opção da linha de elétricos Ultium, o Equinox EV terá proposta mais agressiva de preços, mas é preciso aguardar.
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