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Peugeot E-208 deixa de ser vendido no Brasil: foco no E-2008

Hatch elétrico não receberá o facelift visto na Europa ao passo que a empresa focará no SUV

Peugeot e-208 GT (BR)

Lançado no Brasil em setembro de 2021, o Peugeot E-208 GT deixou oficialmente de ser oferecido em nosso mercado. Antes de se cogitar que a marca estaria fazendo uma pausa nas importações para trazer o hatch elétrico atualizado que já é vendido na Europa, a Peugeot confirmou oficialmente que não comercializa mais o modelo em nosso mercado.

A informação foi confirmada ao Inside EVs Brasil por Rafael Filon, chefe de marketing de produto da Peugeot para a América do Sul, que ainda complementou: "a Peugeot focará em apenas um veículo de passeio elétrico e um comercial elétrico". Neste caso, estava se referindo ao recém-renovado E-2008 e E-Expert, respectivamente.

Peugeot e-208 no Electric Experience 2022

Peugeot e-208 no Electric Experience 2022

Com apenas 3 anos de mercado, o Peugeot E-208 chegou custando R$ 276.990. Seu valor foi caindo gradualmente com o passar dos anos e a chegada de mais rivais elétricos, principalmente os chineses. O hatch movido por baterias já não aparece mais no site oficial da montadora e era comercializado nos últimos meses por cerca de R$ 220 mil.

Enquanto as versões com motores a combustão vêm da Argentina, o 208 elétrico era importado da Europa. Era ainda equipado com um motor de 136 cv (100 kW) e 26,5 kgfm de torque alimentado por uma bateria de 50 kWh. O conjunto elétrico garantia aceleração de 0 a 100 km/h em 8,3 segundos e velocidade máxima de 150 km/h - a autonomia homologada pelo Inmetro é de 362 km com uma carga, mas foi divulgada antes de a entidade alterar o protocolo e adotar uma redução de 30% do número (anteriormente o padrão adotado era o WLTP, que indicava 340 km de alcance). 

Peugeot e-208 no Electric Experience 2022

Peugeot e-208 no Electric Experience 2022

Tinha três modos de condução: "eco", que tem como foco a otimização da autonomia; "drive" para um uso equilibrado no deslocamento diário e "sport", que prioriza o desempenho, utilizando-se da potência e torque máximos - também há dois modos de frenagem, selecionados por meio da alavanca de câmbio e com diferentes critérios de regeneração de energia das baterias.

A bateria podia ser carregada por meio do carregador de bordo, além dos carregadores com 7,4 kW ou 22 kW, com tempo de recarga de aproximadamente 6 horas e 4 horas, respectivamente. A marca destaca que em estações rápidas de 100 kW, pode-se recuperar de 0 a 80% da carga em 30 minutos. 

Galeria: Peugeot e-2008 (BR)

Foco no E-2008

Renovado em julho de 2024 para o mercado brasileiro, o SUV elétrico da Peugeot passará a ser o único modelo de passeio da empresa a ser movido por bateria. O modelo passou por uma atualização visual e também nas tecnologias, mas, desde então, a montadora ainda não confirmou qual será seu preço por aqui. Espera-se que o modelo fique numa faixa de R$ 200 mil, como era o SUV elétrico pré-reestilização.

Entre o que mudou, além do visual, o motor elétrico passou de 136 cv para 158 cv, mantendo o torque de 26,5 kgfm. Com isso, a marca fala em um 0 a 100 km/h de 8,9 segundos e máxima limitada a 150 km/h. Para alimentar esse motor, o conjunto de bateria foi de 50 kWh para 54 kWh, o que elevou a autonomia, segundo o Inmetro, de 234 para 261 km. 

Outro ponto de melhora é a recarga em Corrente Alternada (AC), que vai de 7,4 kW para 11 kW, mantendo os 100 kW em Corrente Contínua (DC) já disponíveis anteriormente. O novo e-2008 será vendido com um carregador de bordo de série, com capacidade de 3,2 kW em tomada residencial comum. Na lista de equipamentos, oferece pacote de assistências de condução e sistema multimídia com espelhamentos sem fios.