Fórmula E: próxima temporada terá baterias com 30 segundos de recarga

Williams Advanced Engineering é o novo fornecedor de baterias da Fórmula E

Formula E Gen2 EVO - 6 Formula E Gen2 EVO - 6

Os organizadores da Fórmula E escolheram a Williams Advanced Engineering como o novo fornecedor de sistemas de baterias de terceira geração para os carros elétricos da competição. A empresa foi eleita após o processo de licitação do Conselho Mundial de Automobilismo da FIA. Ela também fornecerá baterias para a competição de rali Extreme E.

Atualmente, os carros de Fórmula E estão utilizam baterias de 57 kWh que fornecem energia de até 250 quilowatts. A carga dura 50 minutos em um ritmo de corrida, durante o qual os carros percorrem uma distância de cerca de 100 quilômetros.

Para as máquinas de terceira geração, serão necessários 350 quilowatts de eletricidade. Como quase todas as equipes usam motores elétricos com uma eficiência de mais de 95%, isso permitirá que os motores produzam quase 475 cv. 

Outra condição para a escolha era a possibilidade de recarga bem rápida. Durante o pit stop na corrida serão gastos apenas 30 segundos. A potência máxima dos carregadores atuais agora é de 350 kW, ou seja, em 30 segundos esse dispositivo pode carregar a bateria em menos de 3 quilowatts-hora, o que representa cerca de 10% da capacidade atual. 

Williams Advanced Engineering

A Williams Advanced Engineering fez parte da primeira geração de fornecedores de baterias de carros da Fórmula E. A segunda geração de carros movidos a bateria da McLaren Applied Technologies estrou na temporada 2018/2019. Nesse contexto, é interessante que inicialmente as duas empresas estivessem associadas às mesmas equipes da Fórmula 1.

No ano passado, a Williams Advanced Engineering foi vendida e não depende mais da equipe da Williams em dificuldades financeiras. E a McLaren Applied Technologies ainda faz parte do mesmo grupo da equipe da McLaren, que também passou por problemas financeiros.

Os regulamentos da Fórmula E permitem que as equipes usem seus próprios motores elétricos e módulos de suspensão traseira. No entanto, os próprios carros e as baterias são padronizados.

Agora na sexta temporada, a Fórmula E é estabelecida como a principal série de corridas elétricas, com 24 carros e alguns dos melhores pilotos do mundo competindo em circuitos de rua nas cidades mais emblemáticas do mundo.