• Honda adquire 1% de participação na gigante chinesa de baterias
  • Primeiro carro elétrico equipado com as baterias da CATL será lançando em 2022

Assim como a Volkswagen e a Tesla, as outras grandes montadoras também querem ter maior domínio sobre a produção de baterias para a eletrificação de suas frotas. Nesta sexta-feira (10), a Honda e a CATL  (Contemporary Amperex Technology Co., Limited), anunciaram uma aliança estratégica que envolve a produção de baterias para veículos elétricos.

De acordo com o comunicado, essa aliança estratégica será abrangente e não visa somente a produção de baterias para carros elétricos, mas também envolve outras medidas com vistas a popularização desse tipo de veículo. As empresas irão tratar do desenvolvimento conjunto e fornecimento estável, além de reciclagem e reutilização de baterias.

Galeria: Honda Everus VE-1

O primeiro carro da Honda equipado com células de bateria da CATL está previsto para chegar ao mercado chinês em 2022. O objetivo das empresas parceiras é expandir a aliança para níveis globais no futuro e como parte desse acordo a Honda adquiriu aproximadamente 1% das ações da CATL por meio da emissão não pública de ações. 

Comentários de Zhou Jia, Presidente da CATL:

"A Honda é um participante chave na eletrificação global. Através desta cooperação estratégica, a CATL e a Honda estabelecerão uma parceria global mais forte. Estamos trabalhando juntos para oferecer produtos e soluções mais competitivos à eletrificação global e, finalmente, alcançar um estilo de mobilidade limpo e agradável."

Comentários de Toshihiro Mibe, gerente sênior, executivo encarregado de Monozukuri (pesquisa e desenvolvimento, produção, compras, qualidade, peças, serviço, propriedade intelectual, padronização e TI) da Honda Motor Co, Ltd.


"Essa aliança permite à Honda fortalecer ainda mais sua parceria com a CATL. À medida que a velocidade da eletrificação continua a aumentar, a CATL será um parceiro que dará à Honda uma nova força, e acreditamos que nossa aliança de longo prazo permitirá à Honda aumentar ainda mais a competitividade de nossos produtos eletrificados. A Honda continuará seus desafios no sentido de oferecer alegria e liberdade de mobilidade e a realização de uma sociedade sustentável."

Além desta aliança com a CATL, a Honda fez várias parcerias envolvendo a produção de carros elétricos, incluindo uma joint venture com a chinesa GAG, onde a marca japonesa passou a vender o seu primeiro carro totalmente elétrico na China, o Honda Everus VE-1, um SUV compacto baseado no nosso HR-V. 

Por sua vez, a CATL, uma das três maiores fabricantes de células de bateria da China, está se expandindo globalmente com a construção de uma fábrica de baterias na Alemanha com possibilidade de no futuro montar uma instalação também nos Estados Unidos.

Fonte: Honda

Galeria: Honda e