Sucesso de vendas na Europa, com recorde de emplacamentos nos últimos meses, o carro elétrico Renault Zoe trocou os bancos traseiros por um compartimento de carga para se tornar um veículo comercial urbano. O hatchback se torna o terceiro modelo elétrico da linha de furgões da marca francesa, após o Kangoo ZE e o novo Master ZE.
Ao remover os bancos traseiros e substituí-los por uma base completamente plana além de uma proteção de malha atrás dos bancos dianteiros, a Renault liberou um compartimento de carga de 1.000 litros. Dessa forma, o acesso ao bagageiro é possível pela tampa traseira e ao remover a proteção, também pelas portas dianteiras.
Diferente da versão de passageiros, o Zoe furgão oferece 500 km de autonomia (são 390 km na versão regular) com a mesma bateria de 52 kWh. Além disso, o motor elétrico de 107 cv (136 cv no modelo de passageiros) permite acelerar de 0 a 100 km/h em 11,4 segundos e a Renault destaca que a arrancada de 0 a 50 km/h é feita em 3,9 segundos, demonstrando a agilidade do veículo no tráfego urbano.
O Renault Zoe furgão será oferecido em duas versões: Business e Business +. Ambos poderão ter como opcional o carregamento de 50 kW, permitindo que a bateria seja recarregada de 0 a 80% em 1 hora e 10 minutos a partir de um carregador rápido. A marca informa que 145 km de autonomia podem ser obtidos em 30 minutos, dependendo do carregador.
Na versão mais barata Business, o Renault Zoe comercial custa 25.180 libras britânicas (R$ 170.600) e é equipado com rodas de aço aro 15", ar condicionado manual, acendimento dos faróis e limpadores de para-brisa automáticos, sistema multimídia com tela de 7" além de acesso e partida sem chave.
A opção Business + adiciona 1.000 libras britânicas (R$ 6.770) ao preço e acrescenta rodas aro 16", sistema de navegação, alerta de saída de faixa, reconhecimento de sinais de trânsito, carregamento sem fio para celular, sensor de estacionamento traseiro, câmera de ré e ar condicionado automático.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Renault Zoe sai de linha no Brasil junto com a chegada do Megane E-Tech
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Renault Zoe terá produção encerrada em março de 2024
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Renault Zoe sairá de linha com a chegada da nova família de carros elétricos
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Renault Zoe: como é viajar de São Paulo ao Paraná com um carro elétrico?