SUV de 7 lugares com tração nas quatro rodas e bateria de 13,8 kWh.

Algum tempo após a estreia da quarta geração, o Kia Sorento agora é revelado na versão híbrida plug-in. Com estreia no mercado europeu marcada para o início de 2021, o SUV tem opções de 5 ou 7 lugares e se credencia como um rival para o Ford Explorer PHEV.

Visualmente, é basicamente o mesmo modelo que as variantes convencionais e híbridas. Os únicos pontos de que o diferenciam são os emblemas 'plug-in eco' e um bocal de carregamento no para-lama traseiro. 

Galeria: Kia Sorento PHEV

A cabine também segue praticamente inalterada, embora a Kia tenha redesenhado o quadro de instrumentos totalmente digital de 12,3" para mostrar o status do trem de força híbrido plug-in (estado de carga da bateria e também o consumo de energia elétrica e gasolina pelo conjunto). O sistema de informação e entretenimento com tela sensível ao toque de 10,25" também pode mostrar estações de carregamento.

Segundo a fabricante sul-coreana, o Sorento híbrido plug-in oferece espaço generoso e uma das maiores capacidades de carga de sua classe: até 809 litros para a versão de sete lugares com a terceira fileira de bancos rebatida ou 898 litros para a modelo de cinco ocupantes sem rebater os bancos. 

Kia Sorento PHEV carregamento

A Kia equipou o Sorento PHEV com uma bateria de 13,8 kWh, mas ainda não revelou a autonomia homologada pelo ciclo WLTP: "o alcance totalmente elétrico será suficiente para permitir que os motoristas concluam a maioria dos trajetos curtos apenas com energia elétrica" . Esperamos que por algo em torno dos 42 km (WLTP) do Ford Explorer PHEV. 

O trem de força com tração nas quatro rodas (configuração híbrida paralela) combina um motor T-GDi 1.6 litro e uma transmissão automática de seis velocidades, além de um motor elétrico de 66,9 kW. A potência total do sistema é de 265 cv e 35,7 kgfm de torque.

Especificações Kia Sorento PHEV:

  • Autonomia (totalmente elétrico) WLTP: N/A
  • Bateria de 13,8 kWh
  • tração nas quatro rodas
  • potência máxima do sistema de 265 cv e 35,7 kgfm de torque
    motor 1.6 litro T-GDi (injeção direta turboalimentada a gasolina) (180 cv e torque de 27 kgfm) 
  • motor elétrico com transmissão automática de seis velocidades (91 cv e torque de 31 kgfm)
  • 5 ou 7 lugares
  • capacidade de carga (7 lugares): 809 litros com terceira fila retraída, 175 litros com todas as fileiras montadas
  • capacidade de carga (5 lugares): 898 litros
  • sete anos de garantia de 100.000 milhas (160.000 km) para o carro