Tesla Model 3 mais barato na China coloca pressão nos concorrentes locais

A Tesla pode ser capaz de afetar seriamente outros fabricantes de veículos elétricos locais

Tesla Model 3 - China - 3/4 Tesla Model 3 - China - 3/4

Há poucos dias o Tesla Model 3 ficou cerca de 10% mais barato na China por conta do uso das novas baterias sem cobalto e também de um bônus mais favorável para a sua aquisição. Desde então, a imprensa chinesa tem relatado que um tema frequente entre os fabricantes de veículos elétricos no país asiático são os preços mais baixos do sedã da Tesla.

Já vimos relatos de que a demanda pelo Model 3 'Made in China' está crescendo. É ótimo por um lado, mas como sempre - se os concorrentes não se ajustarem à nova situação, seus resultados de vendas podem ser bastante afetados.

Provavelmente não é uma situação confortável para empresas como a Xpeng, NIO, BYD e outros verem que os preços do Tesla Model 3 começam em um nível comparável aos seus carros elétricos. Especialmente se esse preço for lucrativo para a Tesla e desafiador para a concorrência local.

Parece que o plano de Elon Musk de tornar a manufatura a prioridade da empresa está valendo a pena, já que, a longo prazo, a Tesla poderá ser capaz de minar as empresas concorrentes. Neste ponto, é difícil avaliar o efeito das baterias LFP na nova versão do Modelo 3 SR +, já que a versão Long Range também teve um corte de preço ainda maior (10% vs 8%).

A maior pressão em termo de preço parece estar no Xpeng P7, lançado há apenas alguns meses, em junho. O tempo dirá como será o desempenho da NIO (que por enquanto vai muito bem), mas pelo menos sob a política atual, a capacidade de troca de bateria permite que a NIO obtenha subsídios apesar dos preços um pouco acima da média.

A BYD, também listada no gráfico, tem muitos pedidos do novíssimo BYD Han e está ocupada introduzindo sua bateria BYD Blade (LFP-CTP) em modelos adicionais, então também deve ser capaz de reduzir um pouco os preços.

Sem dúvida, são tempos muito desafiadores e será ainda mais difícil competir quando mais modelos chegarem ao mercado, incluindo o Tesla Model Y 'made in China' de alto volume em 2021 e o Volkswagen ID.4 (produzido em duas fábricas na China).