Apesar da forte presença do Tesla Model 3, mapa mostra preferências diferentes em muitos países

Em 2019, as vendas globais de veículos elétricos atingiram 2,1 milhões de unidades. E a expectativa é que esses números aumentem consideravelmente até o final de 2020. Poderia ter sido um ano mais forte até agora, mas a pandemia teve um impacto decisivo nas vendas. Felizmente, o ano não foi ruim para os elétricos, se comparados aos automóveis em geral.

O site Uswitch analisa vários dados para descobrir quais modelos 100% elétricos são mais populares em vários países ao redor do mundo. A Tesla liderou a lista em 21 dos 60 países analisados. O Tesla Model 3 tem o maior volume de vendas global e é o modelo mais comprado em um total de 19 países. Isso também torna os Estados Unidos líderes na indústria automotiva global como um todo.

Tesla - Model 3 - produção

O Uswitch destacou um punhado de outros carros totalmente elétricos que tiveram um bom desempenho em sua pesquisa, incluindo o Nissan Leaf, o Renault Zoe, o BAIC Série EC e o Volkswagen e-Golf. Com o Model 3 vendendo melhor em 19 países, o Leaf segue na liderança em 9 países. Tanto o Zoe quanto a EC-Series vendem melhor em 6 países, cada, com o e-Golf conquistando 3 países.

No entanto, considerando o lançamento de novos modelos bastante competitivos neste ano, podemos esperar por grandes mudanças no 'mapa das vendas' para os próximos meses. Veículos como o Audi e-tron, Volkswagen ID.3 e ID.4, entre outros, devem passar a dividir espaço com os modelos mais conhecidos que têm feito sucesso até o momento.

mapa eletricos 2

Vendas no Brasil

No Brasil, por exemplo, o Chevrolet Bolt fechou o semestre como o campeão de vendas, mas nos números mensais preliminares o recém-lançado SUV Audi e-tron tem mostrado força para se tornar o elétrico mais vendido no país. 

external_image

Como você pode ver no gráfico a seguir, existem alguns outros elétricos na lista também. No entanto, a tabela classifica os dados por marca, uma vez que algumas marcas vendem veículos elétricos diferentes dos mencionados acima.

A especialista em nova energia do Uswitch, Sarah Broomfield, disse:

"A pesquisa revela que o Tesla Model 3 domina o mercado em 19 países - isso pode ser devido ao fato de ser o Tesla mais acessível disponível no mercado, mas também vem com o sistema de piloto automático. Também é bom ver outros fabricantes, como a Renault e a Nissan, obterem sucesso no mercado de EV em muitos países."

Ela prossegue dizendo que talvez uma vez que as pessoas comecem a procurar carros mais eficientes em termos de energia, elas perceberão os benefícios de se tornarem elétricos. Isso poderia levar mais fabricantes de automóveis a acelerar o lançamentos de elétricos e, eventualmente, entrar no pouco explorado mercado africano. Broomfield nos lembra que os elétricos costumam ser muito mais baratos do que carros a gasolina. No entanto, ela diz para você fazer o dever de casa no que se refere aos custos de produção em sua região. 

Clique no link para o Uswitch onde tem um artigo com um mapa-múndi muito interessante, interativo e codificado por cores (mostrado no topo da página) que vale a pena conferir.