A Audi anunciou a assinatura de uma nova carta de intenções com seu parceiro chinês FAW, que define a estrutura para a produção conjunta de veículos elétricos com base na plataforma PPE no país asiático.

O objetivo é produzir vários novos modelos totalmente elétricos a partir de 2024, embora os planos para a nova empresa ainda estejam em desenvolvimento.

A Premium Platform Electric (PPE) é uma nova plataforma, em desenvolvimento pela Audi e Porsche, para veículos premium de médio e grande porte (segmentos B a D), utilizando sistema de bateria de 800 volts, tração nas quatro rodas ou traseira e capacidade de carregamento de 350 kW. É uma das quatro plataformas Audi para veículos elétricos a bateria.

imagem_externa

A Audi já produz veículos (incluindo híbrido plug-ins) na China em quatro locais diferentes por meio da joint venture FAW-VW: em Changchun, Foshan, Tianjin e Qingdao.

A capacidade total de fabricação é estimada em 700.000 carros por ano, enquanto as vendas totais na China durante os primeiros nove meses chegaram a 512.081 (aumento de 4,5% na comparação ano a ano, um novo recorde).

Galeria: Audi Q2 L e-tron - Salão de Xangai

A produção local de eletrificados inclui os seguintes modelos:

  • Audi Q2L e-tron (BEV)
  • Audi A6L TFSIe (PHEV)
  • Audi e-tron (BEV) em Changchun desde setembro de 2020 (anteriormente era importado da Europa)

Em 2025, um terço das vendas da Audi na China será de carros "eletrificados".

Audi e-tron na China

Markus Duesmann, Presidente do Conselho de Administração da AUDI AG e responsável pelos negócios na China disse:

"Esta decisão enfatiza a importância estratégica do mercado chinês. Portanto, estamos promovendo ativamente inovações localmente".

Werner Eichhorn, presidente da Audi China:

"Este é mais um marco em nossa estratégia de eletrificação para o mercado chinês. Também estamos confirmando nosso compromisso com nosso parceiro chinês de longa data FAW e com nossas atividades na China, que agora estamos levando a um novo nível."