Chevrolet Blazer 1977 ganha motor do Bolt e se transforma em um veículo elétrico

Utilitário foi convertido com um kit oficial da GM que estará disponível em 2021

Chevrolet Blazer 1977 elétrico Chevrolet Blazer 1977 elétrico

Caso você não se lembre, em 2019 a GM revelou o conceito de conversão eCrate no Chevrolet Camaro eCOPO e seguiu o exemplo com o Chevrolet E-10 no mesmo ano. Agora, no SEMA 360, a empresa vai apresentar um Blazer K5 1977 totalmente elétrico para mostrar as soluções Electric Connect e Cruise eCrate. 

O Blazer-E K5 é um conceito funcional que prova as capacidades do pacote eCrate da montadora. A GM diz que o kit de conversão elétrico estará disponível no segundo semestre de 2021 e que planeja sondar os membros do SEMA para descobrir se eles têm interesse em trabalhar em seus próprios projetos de eletrificação de veículos. O vice-presidente de Performance e Motorização Esportiva da GM nos EUA, Jim Campbell, escreve:

"À medida que a GM apresenta uma nova frota de veículos elétricos, ela cria uma oportunidade empolgante de trazer a tecnologia elétrica para o mercado de reposição. Nossa visão é oferecer uma linha abrangente de sistemas Connect e Cruise da Chevrolet Performance - entregando uma solução para cada cliente, desde LSX V-8s até conversões de eCrate."

A Chevrolet apresentou primeiro o conceito de conversão eCrate com seu Camaro eCOPO e sua caminhonete E-10. No entanto, agora o plano é usar o que foi aprendido com essas conversões únicas para criar uma estratégia que permita às pessoas eletrificar suas picapes e SUVs antigos.

A GM diz que o Blazer-E K5 contém muitas de suas peças de estoque. Enquanto cerca de 90 por cento das peças eCrate são componentes de fábrica do atual Chevrolet Bolt, algumas peças de reposição estão presentes. A conversão do Blazer-E exigia a remoção do motor V8, da transmissão, do sistema de combustível e do escapamento. Foi substituído pelo motor de 200 cavalos de potência do Bolt. O sistema inclui uma bateria de 400 volts com 60 kWh de energia utilizável, que é instalada na área de carga do veículo.

A GM descreve o pacote eCrate abaixo:

 
- Bateria de 60 kWh
- Motor elétrico de 200 cavalos
- Inversor de energia CC para CA para acionar o motor elétrico
- Conversor de energia CC para CC para alimentar sistemas de baixa tensão
- Chicotes elétricos, controladores e bombas de água para aquecimento e refrigeração da bateria

De acordo com a GM, o conceito E-10 foi um grande sucesso. As pessoas estavam perguntando na mesma hora se poderiam adquirir o pacote e converter seus veículos. O diretor de engenharia, desempenho e competição da Chevrolet, Russ O'Blenes, compartilhou:

"O Blazer-E K5 demonstra o que é possível para os clientes que desejam converter seu utilitário vintage em um carro para o dia a dia com o torque instantâneo e a experiência de direção única de um carro elétrico. Para clientes que desejam um desempenho mais extremo, o sistema modular eCrate terá aplicações virtualmente ilimitadas."