O CEO da Tesla, Elon Musk, disse em uma entrevista recente que atingir a autonomia de 500 a 800 km para um caminhão elétrico é bastante "fácil" / "trivial" (usando a tecnologia de bateria atual). Em um futuro não muito distante, veremos um alcance de 1.000 km, o que corroboraria a declaração de 2018.

O comentário sobre a autonomia máxima possível é obviamente importante para aqueles que estão se perguntando sobre o Tesla Semi. A empresa fez um anúncio em 2017 de duas versões: com alcance de 500 e 800 km com uma carga e preços de US$ 150.000 (R$ 806.100) e US$ 180.000 (R$ 967.300), respectivamente.

Galeria: Tesla Semi - caminhão elétrico

Além disso, os números de autonomia são para os caminhões totalmente carregados (até cerca de 35-40 toneladas - caminhão mais carga). A carga útil do Semi deve ser semelhante ao equivalente a diesel (talvez haja uma redução de carga de 1 tonelada de acordo com Musk).

Assim que a Tesla começar a utilizar suas novas células 4680 e a bateria estrutural no Tesla Semi, a autonomia pode realmente ser ainda maior. 1.000 km contra 800 km é uma melhoria de 25%, enquanto a mudança para a nova abordagem usando a mesma química é relatada em 30%.

A densidade de energia das células teria que ser "em torno de 300 Wh / kg" para atingir a faixa mais alta, segundo Musk, que confirmou a intenção de usar células do tipo 4680 e baterias estruturais nos seus caminhões elétricos.