Volvo será uma marca exclusiva de carros elétricos até 2030, diz CEO

Marca sueca tem como meta se tornar uma montadora exclusivamente de veículos zero emissão em 10 anos

Volvo XC40 eletrico Recharge Volvo XC40 eletrico Recharge

A Volvo tem um compromisso firme com a eletrificação. Até o momento sabíamos que a marca pretende que em 2025 metade de suas vendas seja de carros elétricos e a outra metade de híbridos/híbridos plug-in. No entanto, Hakan Samuelsson, CEO da Volvo, foi além e disse acreditar que a montadora será uma marca exclusivamente de carros elétricos em 10 anos.

Durante a conferência digital Financial Times Future of the Car Summit, o executivo afirmou:

"Eu ficaria surpreso se não entregássemos somente carros elétricos a partir de 2030"

Trata-se de uma declaração de peso, ainda que não seja um compromisso formal da montadora sueca. Ele deixa claro as intenções em termos de eletrificação rumo a mobilidade zero emissões que a marca pretende atingir. É uma meta ambiciosa, mas não impossível. 

Atualmente a marca já tem praticamente todo o portfólio com versões eletrificadas, globalmente falando. No caso do Brasil, todos os modelos à venda já possuem variantes híbridas/híbridas plug-in. 

No mês passado, a Volvo começou a produzir o Volvo XC40 Recharge Electric, seu primeiro veículo 100% elétrico, na Bélgica. Sucesso de público já na estreia, o SUV compacto zero emissão já está com toda a sua produção até o final deste ano vendida - o lançamento no Brasil está programado para meados de 2021. 

Em 2019, a Volvo alcançou a marca recorde de 705.442 carros vendidos globalmente, sendo 45.933 unidades de híbridos plug-in, ou seja, menos de 7% - um número que está crescendo de forma acelerada. A partir do ano que vem, com o primeiro veículo 100% elétrico no portfólio teremos uma visão mais clara das possibilidades para os planos de se tornar uma marca 100% elétrica.

Nesse objetivo, a China é peça-chave com seu grande mercado de veículos zero emissões e também a Europa, que irá endurecer as normas de emissões de forma acentuada a partir deste ano. Também vale destacar a proibição das vendas de carros a combustão no Reino Unido a partir de 2030.