Startups chinesas batem recordes de vendas de carros elétricos em janeiro

NIO e Xpeng tiveram crescimento nas vendas de 353 e 470% ao ano, respectivamente

Xpeng P7 Xpeng P7

Consideradas umas das mais promissoras startups de carros elétricos da China, inclusive figurando entre as 10 maiores montadoras globais em termos de valor de mercado, tanto a NIO quanto a Xpeng divulgaram seus resultados de vendas em janeiro de 2021. E os números impressionam: trata-se de um crescimento de 353 e 470% na comparação com o mesmo período do anterior.  

NIO

Com três modelos à venda no mercado chinês, a NIO anunciou 7.225 emplacamentos em janeiro, um aumento de 353% na comparação ano a ano, o que representa um recorde de vendas pelo sexto mês consecutivo. O modelo mais vendido foi o EC6, com 2.845 unidades no período, seguido pelo ES6 (2.720) e por último o SUV grande ES8 (1.660). 

Xpeng

Já a Xpeng Motors, pela primeira vez superou a marca de 6.000 emplacamentos mensais em um mês. Foram 6.015 unidades vendidos no período, o que representa um crescimento de 470% na comparação ano a ano, ou seja, mais do que quintuplicou suas vendas em 1 ano. O mais vendido foi o sedã elétrico P7 (3.710), seguido pelo novato SUV G3 (que acabou de chegar à Europa) com 2.305 exemplares vendidos. 

Temos acompanhado de perto essa evolução das montadoras chinesas de carros elétricos e vale lembrar que algumas delas ficaram pelo caminho ou passaram por dificuldades, mas a Xpeng Motors e a NIO se sobressaíram e prometem continuar surpreendendo com seu crescimento apoiado em sólidos investimentos e um mercado ávido por novidades.

Em que pese o número total de emplacamentos ainda ser baixo se comparado com as grandes montadoras, os números chamam a atenção pelas altíssimas taxas de crescimento, que aparentemente não perderão fôlego tão cedo, podendo colocar essas empresas em posição de destaque no mercado em questão de poucos anos.  

Fonte: FCO