Conforme antecipado, a startup espanhola Lupa Motors anunciou a construção de uma nova fábrica de veículos elétricos no Uruguai. Ao todo, serão produzidos três novos modelos zero emissões para atender ao mercado latino-americano, especialmente o Mercosul. 

Inicialmente, a Lupa irá produzir os modelos Lupa E26, um carro elétrico compacto de cinco portas e o Lupa E66, uma van elétrica destinada a entregas urbanas (última milha). Posteriormente, será introduzido um SUV elétrico chamado E137.

Galeria: Lupa E26

 

Sem muitos detalhes revelados, todos os três modelos usarão baterias de íon-lítio com capacidades entre 42 e 64 kWh, potência de até 140 cv, velocidade máxima de 150 km/h e autonomia de "mais de 350 quilômetros".

De acordo com o comunicado da empresa, a nova fábrica uruguaia irá atender a todo o mercado latino-americano, com foco nos países do Mercosul (Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai). Vale destacar que o país vizinho faz parte do seleto grupo de países que tem abastecimento de energia 100% proveniente de fontes renováveis

O cronograma da Lupa prevê que a fábrica, que terá capacidade máxima de 20.000 veículos por ano, começará a montar os primeiros carros elétricos em 2024 - será uma planta flexível, conectada e neutra em carbono desde o início da produção.

"Estamos muito felizes com este acordo, a América Latina é um mercado em pleno desenvolvimento e crescimento. É um grande desafio, mas vamos ter os melhores veículos pela relação custo-benefício e queremos chegar logo ao mundo inteiro".

Mais detalhes sobre os veículos serão divulgados posteriormente, mas a empresa quer se destacar pela modalidade flexível de vendas, oferecendo os veículos elétricos com ou sem as baterias. Dessa forma, os clientes podem trocar de carro e manter sua própria bateria, economizando na aquisição. 

Detalhes sobre o local de instalação da fábrica não foram revelados e nem o valor total investido no país vizinho. No site europeu da empresa, o E26 pode ser reservado por preços entre 9.400 euros / R$ 61.800 (sem bateria) e 17.000 euros / R$ 111.800 (com baterias) - valores sem IVA e sem incentivos.

Fundada no ano passado por Carlos Alvarez, que foi piloto de testes da McLaren entre 2015 e 2020, a startup LUPA indica em seu site oficial que seu time é formado por técnicos, engenheiros e colaboradores com vasta experiência em grandes empresas do segmento automotivo.