Em mais uma pesquisa sobre o impacto da mobilidade elétrica na vida diária, uma unidade do sedã elétrico Caoa Chery Arrizo 5e passa a integrar o Projeto HabITAS, desenvolvido pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos.

O sedã elétrico ficará alocado na Casa Niemeyer, projetada na década de 1950 pelo arquiteto mais reconhecido do país, e localizada no campus do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA). Reformada e reestruturada para ser uma residência inteligente, o local será monitorado por três anos a fim de compilar informações detalhadas sobre a viabilidade e acessibilidade de uma residência sustentável com a ajuda do Arrizo 5e.

Galeria: Chery Arrizo 5e - Projeto HabITAS

A Casa Niemeyer conta com um ponto de carregamento na garagem o que tornará possível medir, por exemplo, qual o consumo de energia elétrica para o carregamento do carro, o quanto uma casa sustentável é auto suficiente para o carregamento desse tipo de veículo, dentre outras informações revelantes. 

Além do estudo voltado para a mobilidade, o local também vai obter informações sobre os hábitos de consumo residenciais com o monitoramento do uso de água e energia elétrica. Os dados captados serão utilizados para a criação de algoritmos que trarão indicações como o horário em que o uso dos equipamentos otimiza a geração e o consumo de energia elétrica.

"Acreditamos que os veículos elétricos terão um papel importante na transição para o uso de fontes de energia limpa em um modelo de mobilidade mais inteligente e eficiente. Iniciativas como essa são fundamentais para que novas matrizes energéticas sejam disseminadas", afirma Henrique Sampaio, gerente de marketing da CAOA CHERY.

Segundo o comunicado oficial, entre os objetivos do projeto, também está a ampliação da cultura do carro elétrico no Brasil. Os dados e informações gerados serão objeto de estudo e pesquisa de graduação e pós-graduação no ITA, com ampla divulgação para a sociedade.

Disponível no Brasil há cerca de um ano e meio, o Caoa Chery Arrizo 5e é equipado com um motor elétrico de 122 cv e 28,1 kgfm de torque. As baterias de íons de lítio com capacidade de carga de 53,5 kWh tem autonomia de 322 quilômetros, de acordo com o INMETRO, e sistema de regeneração de energia - veja as nossas impressões do Arrizo 5e.

O tempo estimado de carregamento das baterias é de até uma hora em uma estação de recarga rápida, de até oito horas por meio de um wallbox e de até vinte horas com cabo emergencial em tomada de três pinos.

Siga o InsideEVs Brasil no Twitter

Siga o InsideEVs Brasil no Facebook

Siga o InsideEVs Brasil no Instagram