A parceria entre a BYD e a Alexander Dennis Limited (ADL) é uma das mais bem-sucedidas no segmento de ônibus elétricos na Europa. Após atingir a marca de 1.000 unidades entregues no Reino Unido em maio de 2021, por meio de cinco anos de parceria, a BYD-ADL acaba de receber um pedido de 195 veículos de um e dois andares. É a maior encomenda de ônibus elétricos no Reino Unido.

Os ônibus - 68 unidades do modelo BYD ADL Enviro200EV (incluindo 21 modelos compactos) e 127 unidades do BYD ADL Enviro400EV (dois andares) - foram encomendados pela RATP Dev London, uma das principais operadoras de ônibus da Transport for London (TfL). As entregas terão início já nas próximas semanas. 

Galeria: BYD ônibus elétricos

Esta aquisição é fundamental para o plano de eletrificação da empresa londrina. A TfL pretende se tornar 100% elétrica até 2037.

"Só em Londres, mais de 400 ônibus elétricos BYD ADL cobriram cumulativamente mais de 20 milhões de milhas com emissão zero, com cerca de outros 300 veículos encomendados, incluindo esta último pedido para a RATP Dev London. A RATP Dev London será a maior operadora de ônibus elétricos em Londres no início de 2022, com cerca de 25% de sua frota London United e London Sovereign totalmente elétrica."

"[Os ônibus] serão baseados nas garagens de Fulwell, Harrow e Shepherd's Bush da RATP Dev London para atender às rotas no oeste da capital. Os ônibus se juntarão a 36 veículos BYD ADL em serviço desde 2018 e 29 BYD ADL de dois andares entregues por último O feedback da RATP Dev London sobre esses veículos em serviço tem sido muito positivo, com o BYD ADL Enviro400EV de dois andares em particular oferecendo confiabilidade excepcional em operações de rota 24 horas."

A chave para a parceria BYD ADL é a combinação das baterias e unidades de propulsão da BYD e as carrocerias da empresa britânica ADL.

Catherine Chardon, diretora administrativa da RATP Dev London, disse:

"A eletrificação é uma parte crítica do nosso negócio e da parceria com a Transport for London (TfL). Lançamos nossas duas primeiras rotas 100% elétricas há menos de dois anos, bem como a primeira rota de ônibus 24 horas totalmente elétrica de dois andares de Londres no ano passado. No início de 2022, operaremos 15 rotas de emissão zero e teremos cinco de nossas garagens convertidas para eletricidade. Este acordo ajudará a RATP Dev London a se posicionar como a provedora líder de serviços de ônibus elétricos na cidade. Estamos orgulhosos de trabalhar lado a lado com a TfL para ajudar Londres a atingir seus objetivos de sustentabilidade."

Siga o InsideEVs Brasil no Twitter

Siga o InsideEVs Brasil no Facebook

Siga o InsideEVs Brasil no Instagram