Alfa Romeo será uma marca exclusiva de carros elétricos em 2027

Stellantis revelou novas metas para marcas do grupo; Lancia deve concluir a transição energética antes disso

Alfa Romeo Tonale Alfa Romeo Tonale

Tradicional e prestigiada, a Alfa Romeo passará por uma forte transformação nos próximos anos sob o controle da Stellantis. A querida marca italiana agora tem como meta vender exclusivamente carros elétricos a partir de 2027, ainda que até o momento não tenha nenhum veículo eletrificado na linha. 

Um cenário que começará a mudar em 2022 com a estreia do Alfa Romeo Tonale, o primeiro veículo híbrido plug-in da marca e o último a ser construído sobre a plataforma Giorgio da FCA, criada em 2015 ainda sob a liderança de Sergio Marchionne.

O lançamento deveria ter ocorrido neste ano mas o CEO da empresa, Jean-Philippe Imparato, optou por adiar a estreia em alguns meses para tornar a variante híbrida recarregável melhor e mais competitiva. 

Atualmente, a Alfa Romeo comercializa apenas dois modelos, ambos sustentados pela base Giorgio: Giulia e Stelvio. Vale lembrar que essa plataforma não foi desenvolvida com foco na eletrificação e, portanto, deverá ser substituída nos próximos anos por uma das novas arquiteturas STLA da Stellantis, apresentadas recentemente.

O cronograma de veículos elétricos ainda não foi revelado, mas após a estreia do Tonale PHEV, a Alfa Romeo deve colocar no mercado ao menos dois novos veículos 100% elétricos, um deles o sedã elétrico que pode ressuscitar a sigla GTV para encarar rivais como o recém-lançado BMW i4 e o novo Mercedes-Benz EQE, um modelo posicionado abaixo do EQS que será revelado em setembro.

No entanto, o anúncio de que a Alfa Romeo se tornará uma marca 100% elétrica já em 2027 deve valer na prática para os mercados da China, Europa e Estados Unidos, como ocorre com outras marcas que já definiram uma data limite para a transição energética. Dessa forma, é provável que os modelos a combustão continuem a ser oferecidos em mercados 'periféricos' por mais algum tempo. 

Enquanto isso, a Lancia, a marca italiana que vende apenas o Lancia Ypsilon em seu país de origem, também se tornará totalmente elétrica até 2026. O plano é que seu tradicional compacto seja sucedido por um modelo 100% elétrico nos próximos anos. 

Siga o InsideEVs Brasil no Twitter

Siga o InsideEVs Brasil no Facebook

Siga o InsideEVs Brasil no Instagram