BMW iX5 a hidrogênio poderá ser testado pelo público em setembro

Modelo estará no IAA Mobility 2021, salão que será realizado entre os dias 7 e 12 de setembro, em Munique, Alemanha.

BMW iX5 a hidrogênio - pré-série BMW iX5 a hidrogênio - pré-série

A BMW vai apresentar o conceito iX5 Hydrogen no próximo IAA Mobility 2021, salão que será realizado entre os dias 7 e 12 de setembro, em Munique, Alemanha. A versão do BMW X5 equipada com células de combustível a hidrogênio está na fase de desenvolvimento e testes pela divisão de veículos eletrificados da marca. 

A unidade do BMX iX5 Hydrogen que estará em Munique poderá ser testada pelos visitantes do evento nos deslocamentos entre as diferentes atrações que serão erguidas no centro da cidade alemã.

O BMW iX5 Hydrogen é um utilitário esportivo que combina tecnologia de propulsão por células de combustível e visual exclusivo com diversos elementos na cor azul que vão da grade duplo rim às rodas aerodinâmicas de 22 polegadas e emblemas na carroceria e no interior para destacar seu tipo de propulsão e pegada ecológica.

Algumas peças foram construídas por meio de impressão em 3D, o que ajuda a adotar formas que não seriam possíveis na construção tradicional. Tudo foi pensado na sustentabilidade, até mesmo os pneus Pirelli. Eles são feitos de borracha natural certificada e são usados pela primeira vez para um veículo de produção global.

O sistema de propulsão usa hidrogênio como combustível, convertendo-o em eletricidade na célula de combustível, fornecendo uma potência elétrica de até 125 kW (170 cv). Vale lembrar que o veículo gera apenas vapor de água, com zero emissões de CO2.

O motor atua como um gerador nas fases de desaceleração e frenagem, alimentando a bateria. A energia armazenada na bateria também é liberada durante a condução de forma mais esportiva, proporcionando uma potência total de 275 kW (374 cv) e "a experiência de condução característica da marca."

O hidrogênio é armazenado em dois tanques de fibra de carbono (CFRP), que juntos comportam quase seis quilos do gás.

"Encher os tanques leva de três a quatro minutos – então, não há limites em usar o BMW iX5 para percorrer longas distâncias com apenas pequenas paradas no percurso", explica Juergen Guldner, head do Grupo BMW para tecnologias de hidrogênio e células de combustível e projetos de veículos.

Além de modelos elétricos a bateria, como o i3, iX3, iX e i4, a marca BMW i pode, no futuro, oferecer também veículos com sistemas de propulsão de célula de combustível de hidrogênio. A partir do final de 2022, uma pequena série do BMW iX5 Hydrogen será usada para fins de demonstração e testes. 

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Fonte: BMW