Atuando em várias frentes na mobilidade elétrica, a BYD anunciou recentemente mais uma iniciativa para o transporte público sustentável. Uma das marcas chinesas líderes em eletrificação celebrou a entrega dos primeiros 50 táxis elétricos em Santiago, no Chile. 

A entrega faz parte do programa "Meu Táxi Elétrico", uma iniciativa do Ministério da Energia que visa promover os táxis elétricos no transporte público da capital chilena. Os primeiros 50 veículos elétricos BYD e5 serão os sucessores dos clássicos táxis pretos de Santiago.

"Hoje é um dia histórico para o Chile. Os tradicionais táxis com teto preto e amarelo serão substituídos por carros 100% elétricos com teto verde. Essa contribuição ambiental será fundamental para descontaminar nossas cidades, tornando-as mais silenciosas e limpas. Isso sem dúvida vai melhorar a qualidade de vida das pessoas", afirma o ministro Jobet.

Galeria: Táxi elétrico BYD no Chile

Ele destacou ainda que, "com este programa, não só reduzimos as barreiras econômicas e tecnológicas para que os taxistas tenham acesso aos veículos elétricos, mas também contribuiremos para os nossos objetivos de mobilidade elétrica. O Chile está empenhado em alcançar transporte público 100% elétrico até 2040."

Segundo as autoridades locais, após dar o pontapé inicial na capital, o programa deverá se expandir para outras cidades do país, começando com a substituição dos táxis em Valparaíso, Aysén e Los Ríos. Além disso, a iniciativa continuará a se desenvolver na Região Metropolitana.

Nesta primeira versão do Programa "Meu Táxi Elétrico", foram beneficiados 50 taxistas, que receberam cofinanciamento de até US$ 10.000 cada um para trocar um táxi básico por um BYD e5 elétrico. O programa de incentivo também prevê o custo da instalação de um carregador elétrico doméstico e o monitoramento do veículo elétrico adquirido por um ano.

O BYD e5 é um sedã elétrico com 4,68 metros de comprimento e 2,66 metros de entre-eixos. O modelo pode acelerar de 0 a 100 km/h em cerca de 8 segundos e atingir a velocidade máxima de 130 km/h. As baterias de 47,5 kWh tem autonomia declarada de até 400 km com uma carga pelo ciclo NEDC. 

Com 455 ônibus e 50 táxis em operação na capital chilena, a BYD Chile é hoje líder consolidada em mobilidade elétrica na América Latina. A montadora chinesa já produziu mais de 1 milhão de veículos elétricos e marca presença na região em mercados como Chile, Colômbia, Argentina, Brasil, Equador e Uruguai. Globalmente, os ônibus, táxis e outros veículos 100% elétricos da BYD se espalharam por mais de 300 cidades, em mais de 50 países e regiões.

Fonte: BYD