A Cupra, marca espanhola do Grupo Volkswagen, anunciou nesta semana o início oficial da produção em série do hatch totalmente elétrico Cupra Born, baseado no conceito Cupra el-Born e assim como o VW ID.3, construído sobre a plataforma modular MEB

O carro é produzido na fábrica da Volkswagen em Zwickau na Alemanha, ao lado de outros modelos baseados na arquitetura MEB: Volkswagen ID.3, Volkswagen ID.4 , Audi Q4 e-tron / Audi Q4 Sportback e-tron e em breve o Volkswagen ID.5.

Galeria: Cupra Born - produção na Alemanha

A unidade alemã tem capacidade de produção anual de cerca de 330.000 veículos elétricos (até 1.400 veículos por dia), o que a torna no momento a maior fábrica de carros elétricos de toda a Europa.

O Cupra Born é na verdade um primo do Volkswagen ID.3, mas em um pacote ligeiramente diferente, em linha com o design espanhol, de linhas mais elaboradas. Embora compartilhem a mesma base técnica, são modelos que atendem a gostos diferentes dentro do mercado europeu. 

Produção da série Cupra Born em Zwickau, Alemanha
Produção da série Cupra Born em Zwickau, Alemanha

A carteira de pedidos será aberta em novembro, enquanto a venda será feita por meio do novo modelo de loja do Grupo VW.

"A CUPRA coincidirá a abertura da carteira de pedidos do Born com o lançamento do seu novo modelo de loja, uma nova estratégia de distribuição para uma relação diferenciada com o cliente. Os clientes também terão a opção de alugar o CUPRA Born através de um plano de assinatura"

Para a Cupra e sua empresa-mãe SEAT, o lançamento do Cupra Born será também um passo importante na preparação para produzir centenas de milhares de carros na unidade de Martorell, na Espanha, a partir de 2025.

O CEO da Cupra, Wayne Griffiths, disse:

"Com o seu design emocional e esportividade elétrica, o CUPRA Born é o impulso da transformação da empresa e o início da ofensiva elétrica da CUPRA. Produzir nosso primeiro modelo 100% elétrico na maior fábrica de veículos elétricos da Europa fornecerá lições valiosas quando procuramos construir elétricos veículos em Martorell a partir de 2025. Nossa ambição é produzir mais de 500.000 veículos elétricos urbanos por ano na Espanha para as diferentes marcas do Grupo."

Galeria: CUPRA Born 2021