Carros elétricos e híbridos plug-in continuam a crescer nas vendas em ritmo acelerado. Globalmente, em agosto de 2021, eles registraram +114% em relação a agosto de 2020. No mês, foram emplacados 516 mil carros que "vão na tomada", ou 7,7% do mercado. 

Destes, os carros 100% elétricos representaram 71% (em agosto de 2020 eram 67%): com 365 mil unidades vendidas, conquistaram 5,4% de participação de mercado no total. Mas veremos adiante os detalhes e também o ranking dos modelos mais vendidos.

Tesla Model 3

Acumulado de 2021

Olhando para as estatísticas de eletrificados no período janeiro-agosto, verifica-se que os carros elétricos a bateria e os híbridos plug-in (PHEV) juntos ultrapassaram 3,5 milhões de registros (com participação recorde de 6,6%).

Considerando que nos últimos meses do ano os carros "na tomada" terão números ainda maiores, é razoável que o segmento possa ultrapassar 6 milhões de unidades vendidas até o final do ano, quem sabe chegando aos 7 milhões. O que seria um excelente resultado, considerando também a crise dos chips que desacelerou as vendas da indústria como um todo. Basta dizer que em 2020 carros elétricos e híbridos plug-in somados foram 3,1 milhões.

Galeria: MINIEV

O estado atual de (excelente) saúde dos elétricos e PHEVs deriva principalmente do que tem sido mostrado pelos mercados europeu e chinês. Mas com os EUA cada vez mais focados na transição energética, os números devem crescer ainda mais. A chegada de novos incentivos e modelos que vão atrair muitos motoristas (picapes elétricas na cabeça) dará um grande empurrão para a disseminação de carros eletrificados. Acredita-se, inclusive, que dezembro de 2021 possa ser o primeiro mês da história em que os eletrificados globalmente ultrapassarão 1 milhão de emplacamentos.

Mais vendidos

No ranking do acumulado de 2021 (janeiro-agosto) o Tesla Model 3 mantêm o posto de carro elétrico mais vendido, com o Wuling HongGuang Mini EV emergindo no segundo lugar. Em terceiro lugar vem o Model Y, que está se recuperando, enquanto o quarto e quinto são, respectivamente, o VW ID.4 e o BYD Han EV.

  Vendas de janeiro a agosto de 2021 Fatia de mercado
Tesla Model 3 285.047 8,0%
Wuling HongGuang Mini EV 253.704 7,1%
Tesla Model Y 180.953 5,1%
Volkswagen ID.4 60.466 1,7%
BYD Han EV 50.458 1,4%
Li Xiang One EREV 48.176 1,4%
Changan Benni EV 45.237 1,3%
Volkswagen ID.3 44.625 1,3%
BYD Qin Plus PHEV 43.546 1,2%
GW ORA Black Cat 41.786 1,2%

O Wuling HongGuang Mini EV lidera o ranking de agosto com 41.188 unidades vendidas. Olhando para os dados de apenas um mês no pódio, em segundo e terceiro lugar, Tesla Model Y e Tesla Model 3, respectivamente com 28.144 e 22.889 unidades. Em quarto lugar ficou o BYD Qin Plus (primeiro PHEV no ranking) que, com 13.043 emplacamentos, ficou à frente do Volkswagen ID.4 (11.213).

BYD Qin PLUS
BYD Qin PLUS
  Vendas de agosto de 2021 Fatia de mercado
Wuling HongGuang Mini EV 41.188 8,0%
Tesla Model Y 28.144 5,4%
Tesla Model 3 22.889 4,4%
BYD Qin Plus PHEV 13.043 2,5%
Volkswagen ID.4 11.313 2,2%
Li Xiang One EREV 9.433 1,8%
SAIC Roewe EV Smart 8.913 1,7%
BYD Song Pro PHEV 8,731 1,7%
VOlkswagen ID.3 8.025 1.6%
BYD Qin Plus BEV 7.633 1,5%

Além do top 5, há também inúmeros modelos chineses, demonstrando o fato de que as montadoras do país asiático adotaram a mobilidade de emissão zero, focando em modelos com um preço mais acessível.

Confronto entre montadoras

No ranking dos fabricantes, no entanto, a BYD lidera em agosto, à frente da Tesla, SGMW (a joint venture entre SAIC, GM e Wuling que produz o HongGuang Mini EV), Volkswagen e SAIC, enquanto que no período de janeiro a agosto a Tesla está na liderança, à frente da SGMW, BYD, Volkswagen e BMW.

  Vendas de janeiro a agosto de 2021 Fatia de mercado
Tesla 473.136 13,3%
SGMW 267.206 7,5%
BYD  259.108 7,3%
Volkswagen 214.127 6,0%
BMW 172.336 4,8%

Mercedes 

138.601 3,9%
SAIC 132.712 3,7%
Volvo 115.598 3,3%
Audi 107.195 3,0%
Kia 87.208 2,5%

Olhando para os modelos, na China existem muitos carros que fazem grandes números, ao nível das marcas mais conhecidas, que se concentram em uma gama muitas vezes mais articulada, e conseguem assim se estabelecer entre as que mais vendem carros elétricos ou híbridos plug-in.

  Vendas de agosto de 2021 Fatia de mercado
BYD 61.014 11,8%
Tesla 52.036 10,1%
SGMW 44.493 8,6%
Volkswagen  32.343 6,3%
SAIC 21.766 4,2%
BMW 20.168 3,9%
Mercedes 16.931 3,3%
Audi 13.828 2,7%
Kia 12.843 2,5%
Hyundai  12.201 2,4%