Este artigo é uma cortesia da EVANNEX, que fabrica e vende acessórios Tesla. As opiniões expressas não são necessariamente as do InsideEVs, nem fomos pagos pela EVANNEX para publicar esses artigos. Achamos interessante a perspectiva da empresa como fornecedora de acessórios da Tesla e estamos satisfeitos em compartilhar seu conteúdo gratuitamente. Aproveite!

Postado em EVANNEX em 19 de outubro de 2021 por Charles Morris

Os carros elétricos da Tesla têm superado os concorrentes movidos a gasolina em seus segmentos há anos, mas as últimas notícias devem fazer todos, menos os executivos mais sonolentos de montadoras tradicionais, perderem o sono. De acordo com a Autoridade Federal de Transporte da Alemanha, em setembro, o Tesla Model 3 superou os sedãs médios das marcas Audi, BMW e Mercedes na Alemanha.

Sim, a startup norte-americana de veículos elétricos superou todos os modelos teoricamente equiparáveis das três marcas premium da Alemanha juntas, em seu próprio mercado.

Tesla Model 3 - Europa

Wirtschafts Woche informa (via CleanTechnica) que o Audi A4, BMW Série 3 e Mercedes Classe C/CLA venderam em conjunto 6.100 unidades em setembro, enquanto o Model 3 sozinho emplacou ao redor de 6.800 exemplares. O Model 3 estava praticamente empatado com o VW Golf, um carro menor e muito mais barato que tem sido um dos modelos mais vendidos do continente por décadas.

Claro, é sempre perigoso prever tendências com base nos dados de vendas de um mês, e há duas ressalvas a considerar aqui, apontando em direções opostas. A boa notícia (para as montadoras alemãs) é que as entregas da Tesla vêm em lotes, de modo que os números do ano inteiro são improváveis de mostrar um triunfo tão absoluto da marca norte-americana. Além disso, o Grupo Volkswagen está vendendo muitos veículos elétricos com suas principais marcas (Audi, Porsche, Skoda e Volkswagen). É a maior montadora de veículos elétricos na Europa, muito à frente da Tesla.

Acima: Dentro da Gigafactory Alemã da Tesla (YouTube: Destaques do CNET)

A má notícia para os alemães é que a nova fábrica da Tesla em Grünheide terá início de produção muito em breve. Os carros entregues localmente terão custos de transporte muito menores, e incorporarão várias novas inovações de economia de custos. O Kein Wunder disse que o CEO do Grupo Volkswagen, Herbert Diess, já soou o alerta vermelho. Ele disse recentemente a seus principais executivos que a empresa precisa renovar completamente suas fábricas para a produção de carros elétricos, e tomou a iniciativa sem precedentes (e controversa) de convidar Elon Musk para dar-lhes uma palestra animado.

O cenário é que os veículos com motores a combustão estão com os dias contados na Europa. O Wirtschafts Woche relata que as vendas alemãs de veículos a gasolina caíram 41% em setembro em comparação com o mesmo mês do ano anterior. As vendas de diesel caíram 54%, enquanto as vendas de híbridos cresceram 11%, as de híbridos plug-in avançaram 14% e os carros elétricos puros cresceram 59%.