Apresentado recentemente no Brasil, o Volkswagen ID.4 bateu o recorde de maior viagem de um veículo elétrico um único país depois de percorrer mais de 56.300 km pelos Estados Unidos contíguos, visitando 628 concessionárias da VW no processo.

Depois de passar quase 100 dias na estrada, o piloto de longa distância Rainer Zietlow e o fotógrafo Derek Collins retornaram à sede do Volkswagen Group of America em Herndon, Virginia, marcando a última parada na viagem.

Volkswagen ID.4 USA tour 12
Volkswagen ID.4 USA tour 6

Após sua chegada, eles receberam o título de maior viagem contínua por veículo elétrico (não solar) em um único país pelo Guinness World Records. A dupla contornou a quilometragem impulsionada estabelecida pelo recorde anterior em mais do que o dobro.

"Foi ótimo poder compartilhar minhas experiências com o ID.4 com tantas pessoas diferentes, incluindo funcionários de concessionárias, ao longo do caminho. Quebrar o recorde não é apenas uma prova da confiabilidade do ID.4, mas também da prontidão real da infraestrutura de carregamento do país."

Rainer Zietlow, especialista em condução de longa distância

A jornada partiu de Herndon, Virgínia, há quase 100 dias com a missão de visitar mais de 600 revendedores Volkswagen com o ID.4, o primeiro veículo elétrico de longo alcance da VW para o mercado norte-americano. Zietlow e Collins dependiam fortemente da rede de carregadores da Electrify America, fazendo um total de 208 paradas nas estações de carregamento da empresa quando a viagem terminou.

Volkswagen ID.4 USA tour 9

A Electrify America afirma ter a maior rede aberta de carregamento rápido DC com mais de 650 estações de carregamento e mais de 2.800 carregadores rápidos DC individuais. A empresa espera ter mais de 1.800 estações de carregamento totais com mais de 10.000 carregadores nos Estados Unidos e Canadá até o final de 2025.

A jornada do VW ID.4 por todos os 48 estados contíguos foi narrada no site vwid4-usatour.com, onde os visitantes podem conferir o roteiro da viagem em um mapa, além de fotos e vídeos.