Não há como negar o desempenho que os carros elétricos modernos oferecem hoje em dia. Há vários vídeos de arrancadas que mostram o quanto esses veículos movidos a bateria evoluíram em poucos anos. Em todo caso, o 0-100 km abaixo dos 5 segundos praticamente virou um padrão para os elétricos de desempenho mais alto.

No entanto, ainda há aqueles que argumentam que há uma coisa que esses carros elétricos não podem fazer, e isso é o envolvimento do motorista. Talvez uma razão para esse argumento seja a falta de uma transmissão manual nesses veículos que 'vão na tomada'. Felizmente, há quem queira mudar essa percepção. Uma delas é a Electrogenic, uma empresa sediada em Oxford, Inglaterra.

Porsche 356 elétrico
Porsche 356 elétrico
Porsche 356 elétrico

A Electrogenic tem feito câmbios para carros mais antigos há algum tempo. Ela converteu vários clássicos em elétricos, incluindo um Volkswagen Kombi, um Fusca, um Rolls-Royce Silver Shadow, e até mesmo um Hudson Comodoro. O projeto mais recente da empresa é um Porsche 356 elétrico. 

Ao contrário da maioria dos câmbios para VEs, este é uma transmissão manual. Não apenas isso, o 356 movido a bateria usa simplesmente a transmissão original de 4 velocidades do modelo original. Há até alguns acenos ao passado com este 356 elétrico. Por exemplo, o motor ainda está na parte traseira, ele ainda usa janelas com 'corta-vento' e até mesmo o sistema de bateria é refrigerado a ar. Então, como a Eletrogênica fez isso?

O motor elétrico está conectado a uma placa que o liga ao volante. Potência e aceleração são controlados por meio de uma placa específica e uma embreagem. Um adaptador especial, então, faz a coisa toda funcionar. Se você está curioso sobre os números de desempenho, o motor é capaz de entregar 120 cavalos de potência (80 kW) e 23,9 kgfm de torque.

O carro realmente se comporta como um modelo manual, apesar de ter um motor elétrico. Felizmente, o motor não morre, mas você terá que usar a embreagem nas saídas. Você também pode optar por colocar em uma marcha e deixar o torque fazer todo o trabalho.

Ele pode não ter o ronco do motor flat-four quando você acelera, mas o fato de que aumenta a sensação de uma caixa manual torna-o bem interessante. A Electrogenic pode não ser a primeira a construir um VE manual, mas é bom saber que há mais empresas trabalhando com isso. 

Então, vem a pergunta: quanto custa? Sem o custo de um carro doador, a conversão vai sair por volta de 30.000 a 50.000 libras (R$ 224.900 a R$ 373.800), dependendo de quanta potência e autonomia você quer. É bem salgado, mas há de se considerar a exclusividade.