Um dos aspectos que mais afetam negativamente a disseminação em larga escala da mobilidade elétrica é o tempo de carregamento. Apesar das melhorias contínuas e significativas no campo das baterias, na prática, os motoristas ainda são forçados a aceitar tempos de carregamento que, na melhor das hipóteses, ficam na faixa dos 20-40 minutos.

Para resolver este problema, alguns cientistas recorreram à física quântica. O novo estudo conduzido por pesquisadores do Centro de Física Teórica de Sistemas Complexos do Instituto de Ciência Básica (IBS) e publicado na Physical Review Letters mostra, de fato, que o carregamento quântico poderia reduzir o tempo de carregamento dos veículos elétricos para 3 minutos em casa e 9 segundos em uma estação de carregamento ultrarrápida.

bateria quantica

Recarga coletiva

Como demonstrado pelo estudo do instituto coreano uma das principais vantagens das baterias que exploram a tecnologia quântica é que todas as células são capazes de se comunicar simultaneamente, levando à chamada "vantagem da carga quântica".

Se as células das baterias convencionais, de fato, são carregadas em paralelo independentemente umas das outras, em baterias com tecnologia quântica as células são recarregadas ao mesmo tempo, reduzindo significativamente os tempos de carregamento.

Para dar um exemplo prático, considerando um veículo com uma bateria de 200 células, o carregamento quântico levaria a uma aceleração de 200 vezes em comparação com baterias clássicas. Isso resultaria em uma redução no tempo de carregamento em casa de 10 horas para cerca de 3 minutos e de 30 minutos e poucos segundos em estações de carregamento de alta velocidade.

Diferentes aplicações

Embora pesquisadores do Instituto de Ciência Básica também tenham fornecido um método específico para projetar essas baterias, a tecnologia quântica ainda está em sua infância e ainda há um longo caminho a percorrer antes que ela possa ser implementada na prática.

O que é certo é que os resultados desta pesquisa abrem as portas para um novo futuro onde o problema dos tempos de carregamento poderia desaparecer. Mas isso não é tudo. As vantagens das baterias quânticas, na verdade, também seriam tentadoras em outros setores, como a produção de energia, onde as usinas de fusão precisam de grandes quantidades de energia para serem carregadas e descarregadas em um instante.