O Hyundai Motor Group divulgou imagens e vídeos de seu novo robô de condução autônoma. A coisa rechonchuda tem quatro rodas e é capaz de realizar expressões faciais semelhantes às humanas. Entrega pequenos pratos na porta do quarto dos hóspedes do hotel ou vai buscar produtos encomendados via aplicativo no supermercado e faz a entrega. O mais interessante é que estas duas aplicações estão sendo testadas na prática em programas-piloto.
O robô de entrega é baseado numa unidade de acionamento elétrico da plataforma "Plug & Drive" (PnD) da Hyundai. Uma caixa para acomodar os produtos e uma tela foram instalados no dispositivo. Apresentada pela primeira vez na CES 2022, a plataforma modular PnD é uma solução de mobilidade tudo-em-um sobre rodas. Isto inclui controle inteligente, tração elétrica das rodas e um chassi que também pode avançar sobre as dobras do tapete, como se vê no vídeo. O robô também pode rodar 360 graus no mesmo local.
Graças aos sensores e câmeras LiDAR, o robô é capaz de andar de forma autônoma. Detecta obstáculos parados e em movimento e encontra automaticamente o melhor caminho para o seu destino, de acordo com o fabricante.
O robô está sendo testado em dois programas-piloto. O Hotel Rolling Hills, região periférica de Seul, por exemplo, utiliza o robô para o serviço de quartos todos os dias das 20h às 22h. Nele, o "ovo elétrico" entrega autonomamente alimentos, bebidas e outros artigos na porta do quarto do hóspede. As encomendas são feitas através da aplicativo coreano de mensagens, semelhante ao Whatsapp, chamado Kakao Talk. Posteriormente, o progresso da entrega pode ser acompanhado em tempo real.
Outro recurso utilizado pelo robô é um algoritmo baseado na aprendizagem profunda para reconhecer o seu ambiente. Se o robô precisar utilizar o elevador, detecta se o número máximo de pessoas já foi atingido e, neste caso, espera pelo próximo elevador. Quando o robô chega ao quarto, ele espera até a porta abrir e assim que reconhece o hóspede do hotel, abre automaticamente o compartimento de armazenamento para ele. O robô se comunica por mensagem no tela e também por voz.
A segunda aplicação é a utilização para entregar mercearias na cidade. Para testar isso, o Grupo Hyundai trabalha em parceria com o serviço coreano de entrega de alimentos Woowa Brothers desde março de 2021. No projeto, o robô de entrega será utilizado num complexo residencial e comercial na periferia de Seul. Após receber a encomenda online através de um aplicativo chamado Baemin, o robô pega a encomenda em questão num centro comercial próximo e o entrega na porta principal do cliente. A tecnologia de comunicação sem fios é utilizada para abrir portas trancadas e ter acesso a elevadores.
O Grupo Hyundai espera que os robôs de entrega de "última milha" aumentem significativamente a eficiência do processo de entrega. Com base nos resultados dos dois programas piloto, o objetivo é aperfeiçoar o robô de entrega para ampliar suas capacidades.
Fonte: Hyundai
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