Os carros elétricos estão ganhando espaço cada vez mais rápido nos principais mercados automotivos, mas as montadoras e governos de países da Europa acreditam que a transição poderia ser ainda mais rápida. Há demanda, mas por outro lado existem motivos que impedem uma explosão nas vendas de modelos com zero emissão.
E de acordo com a Volkswagen, uma das montadoras tradicionais mais avançadas em termos de vendas de carros elétricos, o principal motivo que está atrasando a eletrificação na Europa é o alto preço da energia.
Thomas Schmall, CEO da divisão de componentes do Grupo Volkswagen, disse.
É claro que 2022 não foi o mais próspero em termos de vendas de eletricidade. A indústria automotiva fez um grande esforço nesses 12 meses. A oferta comercial expandiu-se e o volume de produção cresceu consideravelmente em todas as fábricas, mas os números ainda não se somam. Volkswagen e Mercedes são as duas marcas europeias que mais apostaram no carro elétrico, mas essa aposta não está sendo recompensada.
Há vários problemas entre as causas de aumento nos preços de energia na Europa. Entre eles, os efeitos da pandemia de Covid-19 na primeira parte do ano e na sequência a guerra na Ucrânia, sendo que este último evento causou uma disparada nos preços de matérias-primas e energia elétrica.
A Volkswagen afirma que esses eventos foram a principal causa de a marca não ter atingido os volumes de vendas esperados para a região. Nesse tempo, os preços dos carros elétricos sofreram fortes reajustes, chegando a 20% de aumento em alguns casos.
Com a instabilidade econômica, inflação, guerra e energia cara e escassa, boa parte do público ficou mais conversador, muitas vezes optando pelos híbridos em vez de ir direto para os veículos totalmente elétricos.
Para contornar o alto custo de produção dos carros elétricos, a Volkswagen tem buscado soluções como desenvolver baterias mais baratas. Como elas representam boa parte do custo final do veículo, a marca alemã faz o que pode para desenvolver composições químicas alternativas para baratear o valor final.
Em 2022, pela primeira vez desde 2010, o preço das baterias para carros elétricos subiu na comparação com o ano anterior. Nesse cenário, não só a Volkswagen, como a maioria das montadoras, buscam novas tecnologias, novas composições químicas e também diversificar a cadeia de fornecedores.
A China ainda é o grande fornecedor global, enquanto a Europa e os Estados Unidos fazem investimentos bilionários para equilibrar essa oferta e depender menos dos países asiáticos, algo que deve surtir efeito nos próximos anos.
Fonte: HibridosyElectricos
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