Redwood Materials encerra o seu programa piloto de reciclagem de baterias após um ano com sucesso. No sentido de que não está abandonando o barco, mas sim se preparando para a próxima etapa.  

De fato, a empresa, fruto da criação do antigo fundador da Tesla, JB Straubel, conseguiu recuperar mais de 95% dos materiais das baterias usadas e está pronta para funcionar em escala maior. Mas voltando aos resultados divulgados hoje. Tudo começou no início de 2022, quando a Redwood Materials começou a recolher células no final da vida da Ford e da Volvo para tentar reciclá-las de forma eficaz.

Os números do projeto

A empresa Straubel, com sede no Nevada, não muito longe da Tesla Gigafactory, bem como trabalhando com a empresa que ajudou a criar (e mais precisamente com a Panasonic, que dirige a Nevada Gigafactory diretamente em parceria com Elon Musk), também trabalha com o Grupo Volkswagen e a Toyota, e angariou quase 3 bilhões de dólares desde 2020 para expandir o seu negócio.

 

Graças ao apoio dos vários fabricantes, a empresa recolheu 1.268 pacotes de baterias de 19 modelos elétricos ou híbridos diferentes. Um grande desafio, uma vez que cada um deles tinha características técnicas e de construção diferentes. A forma das células e a química também mudaram, com 82 íons de lítio e 18 níquel-hidreto metálico (dos híbridos Toyota). No total, as baterias recolhidas pesavam mais de 225.000 kg e eram 95% recicladas.   

  • Baterias recolhidas em 12 meses: 1.268
  • Peso total: mais de 225 toneladas
  • Tipos de células recolhidas: 19
  • Química íon de lítio: 82%.
  • Química níquel-hidreto metálico: 18%.
  • Materiais recuperados (níquel, cobre, lítio e outros): >95%
  • Resíduos: <5%

Não apenas baterias para automóveis

Ao longo do tempo, a Redwood Materials está a crescer e, com a expansão, está também diversificando os seus negócios. Faz isto principalmente em duas frentes. A da reciclagem de baterias, tentando recuperar matérias-primas valiosas também de acumuladores que provêm de dispositivos eletrônicos, bem como de automóveis, e também de painéis fotovoltaicos. A da produção de material catódicos a partir de materiais recuperados.