A BMW M, divisão esportiva da fabricante bávara, tem um plano consistente para encarar os novos tempos de eletrificação. Os primeiros passos já foram dados, com a apresentação de dois veículos totalmente elétricos, os i4 M50 e iX M60. Também apresentou ao mundo o novíssimo XM, o primeiro modelo eletrificado da marca para o segmento de alto luxo esportivo. Além deles, mais duas novidades chegarão este ano: o i7 M70 e o i5 M60.

InsideEVs Brasil esteve presente no evento global de lançamento do M2 e XM, ocasião em que Frank van Meel, CEO da BMW M, apresentou os resultados e fez uma projeção de como será o futuro da divisão esportiva da marca. Inevitavelmente, e até pela força do mercado europeu, a projeção indica que as vendas de veículos elétricos da marca superem as vendas dos carros à combustão em 2028.

Ao considerar também os veículos híbridos do tipo Plug-in com os puramente elétricos, a previsão é de que em apenas mais quatro anos, a BMW M já tenha metade das vendas com eletrificados e a combustão.

A apresentação feita por Frank van Meel durante o evento mostra que os elétricos e híbridos plug-in da BMW M serão quase 20% das vendas em 2023. Porém, a participação dos modelos eletrificados crescerá rapidamente ao longo dos próximos cinco anos, ultrapassando as vendas dos carros a combustão em 2027, quando estes cairão para menos de 50%.

A BMW M espera que os elétricos continuem a crescer mais rápido do que os híbridos plug-in em 2028, quando serão mais de 50% das vendas em comparação aos menos de 33% dos modelos a combustão. Em 2030, a participação dos veículos com motores térmicos será de aproximadamente 10%. Em conversa com o executivo, em sua visão, os modelos híbridos serão apenas uma transição neste perído.

Enquanto os elétricos vendidos hoje com o emblema "M" não sejam carros feitos totalmente pela BMW M, isto irá mudar nos próximos anos. A preparadora já está testando um protótipo baseado no i4 M50, utilizando quatro motores elétricos (um em cada roda), tração integral e uma carroceria alargada. Este modelo será o topo da linha da BMW M e pode entregar 1 megawatt de potência, o que daria 1.360 cv.

A divisão esportiva da BMW também deve criar versões elétricas baseadas na linha normal da fabricante, como M3 e M4, baseados na nova plataforma Neue Klasse, que será responsável pelo aumento expressivo nas vendas de elétricos após 2027. Outro veículo nos planos é o sucessor do BMW M2, que será 100% elétrico e será lançado por volta de 2030.