Num futuro próximo, recarregar seu carro elétrico não será mais um problema. Além de aumentar o número de estações de carregamento (nas quais nosso país ainda tem um longo caminho a percorrer), haverá uma linha de soluções para facilitar a vida cotidiana.

Um exemplo vem da China, onde a NaaS Technology apresentou um robô capaz de recarregar de forma autônoma veículos elétricos estacionados.

naas tec

Como funciona

O 'robozinho', branco e laranja, tem um visual tão original quanto compacto, para se movimentar da melhor maneira possível, mesmo em espaços apertados. De acordo com seus criadores, ele teria uma "armadura" à prova d'água e de choque. Além disso, seria equipada com conectividade 5G e V2X e, portanto, capaz de "dialogar" com infraestruturas próximas e outros veículos.

O software avançado do robô permite que ele se localize em um espaço fechado e chegue a um determinado destino, como um carro a ser recarregado. Segundo a NaaS, através de um aplicativo específico, os proprietários de veículos elétricos seriam capazes de reservar o serviço de recarga do robô e fazer o pagamento à distância.

Uma vez feito o pedido, o robô seria capaz de detectar o carro, conectar-se à estação de carregamento e "encher" a bateria.

Por enquanto, é apenas um projeto

O serviço certamente tem potencial, mas - por enquanto - os detalhes sobre uma possível versão de produção do robô são escassos. O NaaS não revela se e quando ele será produzido em (grande) escala, onde ficará operacional e quanto custará.

O projeto, portanto, estaria em uma fase embrionária e teremos que esperar alguns anos antes de saber mais. Claramente, tal invenção seria muito útil em lugares como aeroportos e shopping centers, com proprietários que poderiam reservar o serviço de carregamento do aplicativo algumas horas antes (ou alguns dias antes, no caso de uma viagem) de encontrar seu carro elétrico pronto para partir.