Nissan apresenta conceito de SUV elétrico "inteligente" em Xangai
Ele ainda está longe da versão de produção, mas seus recursos podem ser aproveitados em futuros carros elétricos da marca
Este é o Nissan Arizon Concept, um novo conceito que a marca japonesa revelou na abertura do Salão de Xangai 2023, o grande evento automotivo que abre as portas nesta semana.
O estudo Nissan Arizon é um SUV elétrico a bateria criado por uma equipe chinesa que aproveita a experiência global em veículos elétricos da Nissan e foi projetado para servir como "um parceiro multifuncional para os motoristas da China".
Projetado para as diversas necessidades de mobilidade dos motoristas no maior mercado automotivo do mundo, o Nissan Arizon é construído sobre a plataforma CMF-EV, que também é usada pelo Nissan Ariya e Renault Megane E-Tech Electric. No entanto, não há especificações ou dimensões disponíveis para o trem de força.
Galeria: Nissan Arizon Concept
O modelo combina um design externo imponente com uma cabine carregada de tecnologia projetada para ser centrada no ser humano.
Por fora, o Nissan Arizon apresenta um design musculoso, com destaques, incluindo as extremidades dianteiras e traseiras com conjuntos de iluminação sutil de ponta a ponta, o design distinto da coluna traseira, a janela traseira vertical, a ausência de maçanetas, bem como as grandes rodas e arcos de estilo off-road.
A Nissan diz que o SUV conceito apresenta um baixo centro de gravidade, embora seja difícil ver isso pelas imagens reveladas. As enormes portas suicidas fornecem acesso irrestrito ao interior minimalista, mas aconchegante, que apresenta uma tela larga ocupando mais da metade da extensão do painel, um jugo de direção, um túnel central elevado, assentos no lounge e um amplo teto de vidro com escurecimento automático.
O conceito Arizon tem um novo assistente pessoal virtual chamado Eporo que pode interagir com os passageiros de maneira humana e fornecer respostas precisas utilizando tempo, clima e outros dados.
O Nissan Arizon também possui um sistema de iluminação interativo que reconhece as pessoas e adapta automaticamente a iluminação de acordo com suas preferências. O sistema de iluminação ambiente pode ser ajustado através de modos intuitivos, incluindo lazer, relaxamento, sono e surpresa, oferecendo interações perfeitas e personalizadas.
A Nissan disse que o conceito Arizon foi imaginado na China para clientes chineses que procuram uma solução personalizada, mas ainda não comentou se este estudo de design prevê ou não um modelo de produção.
No entanto, o COO da Nissan, Ashwani Gupta, disse: "Há uma necessidade de maior eletrificação e sustentabilidade avançada no mercado [chinês], e estamos trabalhando duro para atendê-la".
Embora o Nissan Arizon pareça um pouco futurista demais para chegar à produção dessa forma, ele pode influenciar os futuros veículos elétricos da marca japonesa para o mercado chinês.
Fonte: Divulgação/Autohome
Fonte: Nissan
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Nissan e Mitsubishi: parceria em elétricos, baterias e direção autônoma
Retrocesso: Votação relâmpago na Câmara de SP adia frota elétrica para 2054
Nissan Ariya Nismo: versão esportiva com 435 cv é lançada na Europa
Stellantis entrega 50 vans elétricas Peugeot e-Expert aos Correios
BYD ultrapassa Honda e Nissan em vendas, assumindo a 7ª posição global
Honda: baterias de estado sólido e autonomia de 1.000 km em 2030
Nissan e Honda: anúncio oficial de parceria para carros elétricos e baterias