Em breve no Brasil, Chevrolet Bolt EUV sairá de linha até o fim de 2023
Fábrica em Orion Township, Michigan, será modernizada para produzir os novos veículos elétricos baseados na plataforma Ultium
Modelos de entrada da Chevrolet no segmento global de veículos elétricos, as linhas Bolt EV e Bolt EUV parecem estar literalmente com os dias contados no mercado. De acordo com reportagem da agência Automotive News, a dupla sairá de linha no final do ano e, de imediato, não terá sucessão direta. A própria CEO da General Motors, Mary Barra, confirmou a informação em evento recente.
A fábrica responsável pela produção dos modelos em Orion Township, no estado norte-americano do Michigan, será atualizada para produzir modelos da plataforma Ultium. Ao todo, cerca de US$ 4 bilhões serão investidos na planta. Com a modernização e a saída do Bolt EV e do Bolt EUV, a unidade passará a montar a partir de 2024 as picapes Silverado EV e o GMC Sierra EV, ambas puramente elétricas.
O Bolt EV foi lançado nos Estados Unidos em 2016 e, desde então, emplacou localmente mais de 161.000 unidades. Graças ao crédito fiscal federal de US$ 7.500, está entre os elétricos mais acessíveis do país. O preço inicial é de US$ 26.500, que cai para US$ 19.995 (R$ 101.000) com os benéficos (os US$ 995 são do frete). Por sua vez, o Bolt EUV começa em US$ 27.800 e cai na prática para US$ 21.955 (R$ 111.100).
Com a saída de ambos do portfólio da Chevrolet no fim ano, os veículos elétricos mais acessíveis da marca passarão a ser o Equinox EV e o Blazer EV. Ambos chegarão ao mercado nos próximos meses e, embora mais caros (os valores iniciais serão de US$ 30 mil), serão significativamente mais avançados que a linha Bolt em termos de espaço, autonomia, eficiência, potência e tecnologia.
No Brasil, o Bolt EV é vendido desde o ano passado com preço inicial de R$ 329.000. Adota motor de 204 cv (149 kW) e 35,7 kgfm de torque, abastecido por conjunto de baterias de íon-lítio de 65 kWh. A autonomia declarada é de 390 km.
Já o Bolt EUV, com o mesmo conjunto mecânico, está com lançamento nacional programado para os próximos dias. Curioso notar que, meses após a estreia por aqui, o modelo sairá de linha definitivamente nos Estados Unidos.
Isso mostra o tamanho do investimento que a GM está fazendo em sua nova geração de carros elétricos baseados na plataforma Ultium, desenvolvida internamente, e o início de uma nova fase na transição energética, agora muito mais acelerada.
Vale reforçar que, tanto o Chevrolet Equinox EV, quanto o Blazer EV, serão lançados no Brasil logo em seguida à estreia norte-americana, como a própria GM do Brasil já ressaltou. Este último modelo, aliás, já está sendo testado no Centro de Provas da GM no interior de São Paulo.
Fonte: Automotive News
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Chevrolet Bolt usado pelo equivalente a R$ 56 mil é uma pechincha nos EUA
Guia de Etiqueta para Carregamento de Carros Elétricos
Novo Chevrolet Bolt será o elétrico "mais acessível" do mercado, diz GM
Entenda porque a reciclagem de baterias é questão de sobrevivência
Novo Chevrolet Bolt estreia em 2025 na plataforma do Blazer EV
Ford alerta: "sociedade ainda não está pronta para carros elétricos"
Chevrolet Bolt EUV está sendo vendido com bônus de R$ 50 mil ou taxa zero