A BYD irá adiar o cronograma de início de produção na fábrica de carros elétricos em Camaçari (BA). O complexo que pertencia à Ford está em fase de negociação com o governo da Bahia e, segundo os planos da montadora chinesa, teria início de operações no ano que vem, mas agora foi postergado para 2025.

A informação foi confirmada pelo AutoData junto à Alexandre Baldy, conselheiro e porta-voz da BYD. E o principal motivo do atraso é a burocracia envolvida na negociação da fábrica, que agora está numa fase mais avançada, já que a Ford "devolveu" a unidade para o Governo da Bahia, que, por sua vez, está tratando diretamente com a montadora chinesa sobre a instalação.

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Para o local, a BYD tem um projeto que comportará três unidades de produção: uma para carros elétricos e híbridos, outra para à montagem de baterias e por último uma dedicada a montagem de caminhões e ônibus elétricos. Segundo Baldy, a ideia é utilizar os prédios deixados pela Ford, mas o layout será todo modificado e o tamanho das instalações ampliado - o investimento total previsto é de R$ 3 bilhões.

Conforme antecipado, o lançamento da pedra fundamental da fábrica na Bahia está previsto para outubro, com a presença do CEO global da BYD, Wang Chuanfu. Segundo o que foi informado até o momento, a produção tem meta inicial de 150.000 unidades por ano, número que pode avançar para 300.000 veículos quando a unidade estiver em pleno funcionamento.

BYD Song Plus DM-i 2023 - recarga

Os primeiros modelos a serem produzidos em Camaçari serão o BYD Dolphin, carro elétrico urbano que foi lançado no país no final de junho e já bateu recordes de vendas, com mais de 4.000 emplacamentos, e o BYD Song Plus, SUV híbrido plug-in lançado no final do ano passado.

Recentemente, a montadora chinesa fez outro anuncio importante: a complexo de Camaçari receberá também um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, que terá a missão de desenvolver novos produtos e soluções focados na região.

Fonte: AutoData