A Renault lançou a versão totalmente elétrica de sua van Trafic, completando o portfólio de veículos comerciais leves (VCL) eletrificados após o lançamento do Kangoo E-Tech elétrico e do Master E-Tech elétrico, ambos com lançamento confirmado no Brasil. 

Batizado de Renault Trafic Van E-Tech Electric, o veículo elétrico comercial de nova geração é impulsionado por um motor elétrico montado no eixo dianteiro que produz 90 kW (122 cv) e 245 Nm de torque.

renault-trafic-e-tech-electric

Uma bateria de íons de lítio de 52 kWh alimenta o motor e permite uma autonomia de até 297 quilômetros com uma carga completa, enquanto a variante de "longo alcance" disponível, com sua velocidade máxima limitada a 90 quilômetros por hora, pode chegar a 322 km com uma única carga.

Por falar em carga, o furgão elétrico francês pode recarregar suas baterias por meio de um carregador monofásico de 7 kW CA, um carregador trifásico de 22 kW CA, que pode proporcionar 50 km de autonomia em menos de 25 minutos, ou um carregador rápido de 50 kW CC, que estará disponível no próximo ano, segundo a Renault.

Galeria: Renault Trafic E-Tech Electric 2024

O novo Trafic Van E-Tech elétrico está disponível em dois comprimentos de carroceria - 5,08 m e 5,48 m - e duas alturas - 1,96 m e 2,49 m. Ele pode transportar itens de até 4,15 m na versão estendida L2 com o alçapão na divisória e tem uma capacidade de carga útil de 1,1 tonelada, enquanto a capacidade de reboque é de 750 kg. O volume de carga varia de 5,8 metros cúbicos a 8,9 metros cúbicos.

Com o sistema multimídia Renault EasyLink de série ou o aplicativo para smartphone MyRenault, os usuários podem programar o carregamento da bateria e monitorar o status da bateria remotamente, programar o pré-aquecimento da cabine, verificar quais pontos de carregamento estão ao longo de uma rota específica e verificar quais destinos estão ao alcance do alcance restante da bateria.

O Renault Trafic Van totalmente elétrico também tem um total de 88 litros de espaço de armazenamento na cabine, com 19,7 litros no console central, 14,6 litros nas portas e 54 litros no banco, enquanto algumas versões vêm com a chamada gaveta Easylife em vez de um porta-luvas clássico, que oferece 6,6 litros adicionais.

A nova geração do Renault Trafic Van E-Tech elétrico estará à venda na Europa em outubro e as entregas começarão em novembro, com a fábrica francesa de Sandouville sendo responsável por sua construção. Os motores e carregadores são feitos na fábrica da Renault em Cleon, enquanto as baterias são montadas em Flins.