A força-tarefa "Wireless Power Transfer & Alignment" da SAE International vem trabalhando há algum tempo em um novo padrão de carregamento sem fio para veículos elétricos. Agora, após um "longo processo de discussão", o grupo decidiu pelo Sistema de Posicionamento Indutivo Diferencial (DIPS) como o método e o procedimento para alinhar o carro elétrico com a placa de indução.

A Society of Automotive Engineers (SAE) estabeleceu o padrão SAE J2954, definido como 'Wireless Power Transfer (WPT) for Light-Duty Plug-in/Electric Vehicles and Alignment Methodology'. Do que se trata? E, principalmente, por que é importante?

Estações de carregamento sem fio Volvo em Gotemburgo

93% de eficiência

Na prática, a equipe de engenheiros que lidou com a questão, também recebendo orientações de vários fabricantes de automóveis, de vários participantes da cadeia de suprimentos e de especialistas em carregamento sem fio, decidiu determinar a melhor maneira e o melhor método pelo qual o carro e a placa deveriam se alinhar e fazer a interface.

De acordo com o padrão SAE J2954, a transferência de energia sem fio (WPT) permitirá o carregamento automático por indução de veículos elétricos com uma eficiência muito alta de até 93%. O mais difícil foi definir um padrão que funcionasse bem em todas as condições climáticas e que pudesse ser explorado por muitos tipos diferentes de aplicativos.

Hyundai Kona Electric with WiTricity wireless charging system

Tudo está pronto para a comercialização

Tecnicamente, o carregamento por indução, conforme definido pela SAE, gera um campo magnético de baixa frequência e baixa intensidade por meio de várias bobinas que o veículo é capaz de reconhecer para favorecer o posicionamento ideal.

A definição desse padrão agora permite um grande avanço, fornecendo aos fabricantes as características que eles precisam cumprir se quiserem adotar essa tecnologia, que será lançada em detalhes no início de 2024.

"O carregamento de veículos elétricos deve ser tão simples quanto estacionar no lugar certo e ir embora, e a norma SAE J2954 torna isso possível", disse Jesse Schneider, presidente da força-tarefa de transferência de energia sem fio.

"Nossa equipe de engenharia decidiu adotar o método de alinhamento DIPS, resolvendo o elo que faltava para comercializar o carregamento sem fio para veículos elétricos."

Com esse padrão, acrescentou Ky Sealy, membro da WiTricity e copresidente do subgrupo SAE J2954 Alignment and Controls, "o carregamento automático sem fio logo estará disponível para a infraestrutura pública".

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