O carregamento sem fio será um fator muito importante para tornar o carro elétrico cada vez mais popular. A Siemens e a Mahle estão bem cientes disso e celebraram um novo acordo para desenvolver ainda mais essa tecnologia.

Os esforços dos dois gigantes da alta tecnologia se concentrarão na criação de um único padrão para tornar a cobrança sem fio menos complexa e mais acessível.

Objetivo de interoperabilidade

Na prática, o objetivo da Siemens e da Mahle é trabalhar o hardware de veículos elétricos e infraestrutura de carregamento para fazer as duas partes "conversarem" de forma padrão para toda a indústria. Segundo a Siemens, "o carregamento sem fio é o mercado do futuro e facilitará a vida dos motoristas do futuro"

O desenvolvimento técnico por trás dos sistemas de carregamento será coordenado com marcas automotivas e parceiros de infraestrutura para acelerar as operações e criar tecnologia globalmente.

Carregamento por indução

Em geral, o carregamento por indução é um aspecto de grande interesse para todo o setor automotivo. Já existem muitos projetos, incluindo o do WiTriCity (que vê a Siemens e a Mahle como licenciados) que começou os testes na Coreia do Sul graças à parceria com a Hyundai.

Wave, por outro lado, iniciou um projeto para carregamento sem fio de ônibus elétricos, enquanto a israelense ElectReon criou (juntamente com inúmeros parceiros) a Arena do Futuro na rodovia A35 Brebemi para que os carros possam recarregar  em movimento.

E os carros? O IM L7 da chinesa Alibaba é o primeiro (e até agora único) carro elétrico com carregamento sem fio nativo. Tem 540 cv de potência, promete 1.000 km de autonomia com uma carga e está à venda apenas na China.