Volkswagen ID.3 será sucedido pelo Golf elétrico, mais trivial e acessível

Mudança deve ocorrer em 2028 com uma nova diretriz de carros elétricos mais "tradicionais"

Volkswagen ID. GTI concept ao vivo no VW Group Night Volkswagen ID. GTI concept ao vivo no VW Group Night

O Volkswagen ID.3 carregava a responsabilidade de ser um dos carros-chefes na transição para carros elétricos da montadora alemã. Responsável por inaugurar a plataforma MEB, dedicada a veículos elétricos, o modelo definitivamente não emplacou como planejado e será sucedido por um elétrico mais "convencional" em 2028. 

Lançado com atraso por conta de problemas de software, o ID.3 até que começou bem na Europa, mas perdeu fôlego. Mesmo com as boas especificações e preço dentro da média para o segmento, o carro elétrico da VW não conseguiu se recuperar, mesmo após a reestilização aplicada há cerca de 1 ano. 

Produzido na fábrica de Zwickau, Alemanha, ao lado do primo Cupra Born, o ID.3 passou por uma redução no volume de produção por conta da demanda mais baixa que o esperado na Europa. Um movimento que também afetou a Transparent Factory, em Dresden, de onde sai o SUV elétrico ID.4. 

Mas a Volkswagen olha para o futuro e já trabalha no seu substituto. Com uma proposta "convencional", o VW Golf elétrico retornará como um carro elétrico mais acessível que o ID.3 e baseado na nova plataforma que o grupo alemão está desenvolvendo, chamada SSP, uma arquitetura altamente flexível que será caracterizada, entre outras coisas, pela incorporação de um sistema de 800 volts, o que permitirá recargas extremamente rápidas, como recuperar (10-80%) em aproximadamente 12 minutos.

Diferente do ID.3, o novo Golf elétrico terá tração dianteira para menor custo, além de ter uma proposta em termos de visual mais clássica, como dissemos. Naturalmente, a versão GTI continuará na era elétrica, bem como um modelo GTX com tração integral. E no topo, a variante R. 

"O Golf é e continua sendo um modelo absolutamente básico para a Volkswagen. O Golf e todo o segmento [C] ainda são muito populares na Europa. E acho que vai continuar a ser assim. É por isso que também estamos trazendo o Golf para o futuro elétrico", disse Thomas Schäfer, CEO da Volkswagen.

Fonte: FCO, Ecomento