Volkswagen ID.7 GTX é a perua mais potente já feita pela fabricante

Ele tem tração nas quatro rodas com dois motores que fornecem uma potência combinada de 340 cv.

Volkswagen ID.7 GTX Tourer (2024) Volkswagen ID.7 GTX Tourer (2024)

Saia da frente Golf R Variant, pois há um novo rei do desempenho entre as peruas na linha da Volkswagen. A ID.7 GTX Tourer se torna a station wagon de produção mais potente de Wolfsburg, eclipsando a Golf R Variant de 320 cv. Pena que não virá ao Brasil.

A primeira perua esportiva elétrica da Volkswagen oferece uma potência combinada de 340 cv vindos de um par de motores elétricos, fazendo com que tenha tração nas quatro rodas. A maior parte do trabalho pesado é feita pelo motor traseiro, que produz 286 cv, enquanto o motor dianteiro produz outros 109 cv. A marca alemã afirma que o motor elétrico dianteiro entra em ação somente quando necessário e se ativa em frações de segundo. A transferência de potência é obtida por meio de bloqueios eletrônicos do diferencial e um controlador AWD personalizado.

A configuração de motor duplo ajuda o ID.7 GTX Tourer a rebocar até 1.400 kg, enquanto a variante com tração traseira e motor único, apresentada no mês passado, só pode transportar 1.000 kg. Enquanto o modelo menor também vem com uma bateria de 77,0 kWh em sua forma básica, o GTX recebe o pacote atualizado de 86,0 kWh como padrão. Ela pode ser carregada em até 200 kW usando CC, permitindo uma carga de 10 a 80% em menos de meia hora. A autonomia máxima não foi mencionada, mas achamos que ela é menos eficiente do que a do modelo com tração traseira e bateria maior, que pode percorrer 685 km no ciclo WLTP.

Curiosamente, a VW também não está fornecendo nenhum detalhe sobre o desempenho. Estimamos que a corrida de 0 a 100 km/h seja alcançada na faixa de seis segundos ou cinco segundos, considerando que o ID.7 normal com tração traseira e apenas 286 cv leva seis segundos e meio.

Assim como o ID.3 GTX, também apresentado hoje, a ID.7 GTX Tourer adota um visual ligeiramente mais esportivo com para-choques redesenhados, detalhes em preto brilhante e rodas especiais. A perua esportiva elétrica tem rodas de 20 polegadas de série, mas você pode optar por um conjunto maior de 21 polegadas. O interior é decorado com detalhes em vermelho, além dos logotipos GTX nos assentos e no volante.

Você não está sacrificando nenhuma praticidade ao adquirir o GTX, pois ele tem a mesma capacidade de carga de 605 litros que a ID.7 Tourer normal. O mesmo acontece quando você rebate os assentos traseiros, aumentando o volume máximo de bagagem para 1.714 litros. Assim como a versão civil, um teto solar panorâmico bacana, disponível por um custo extra, transforma o teto opaco em transparente.

Como a VW já descartou a possibilidade de trazer o ID.7 Tourer normal para o Brasil, também não espere ansiosamente para ver o derivado GTX. Na Europa, a perua esportiva elétrica estará à venda neste outono.