Bentley decide atrasar virada para eletrificação total e focará em híbridos

Previsto para 2025, primeiro carro totalmente elétrico da marca será lançado agora somente em 2027

Bentley EXP 100 GT At Monterey Bentley EXP 100 GT At Monterey

Seguindo tendência verificada recentemente por várias gigantes do setor, a Bentley também decidiu atrasar seu projeto de virada total para eletrificação. De acordo com reportagem da revista Autocar, o projeto inicial de ter portfólio completamente elétrico até 2030 foi adiado e não está mais sendo executado dentro deste prazo. Agora, a ideia da marca britânica de alto luxo é migrar unicamente para veículos elétricos apenas em 2033.

Não por acaso, o lançamento do primeiro veículo elétrico da Bentley também sofrerá atrasos. Até então programado para 2025, o inédito EV chegará ao mercado apenas em 2027. O projeto está atrasado por conta de problemas técnicos identificados no funcionamento do software e “preocupações relacionadas à plataforma”. O modelo usará a plataforma PPE (Premium Platform Electric) desenvolvida por Porsche e Audi.

Curioso notar que outros veículos baseados nesta mesma arquitetura também enfrentaram problemas técnicos durante o desenvolvimento. É o caso do Macan de segunda geração e do recém-revelado Q6 E-Tron. Ambos atrasaram e foram lançados bem depois do cronograma inicial.

De todo modo, a Bentley nutre altas expectativas em torno de seu inédito elétrico. O modelo não substituirá nenhum veículo já existente e será completamente diferente de qualquer produto do portfólio. Terá versão preparada de fábrica com conjunto apelidado de “W12 das baterias” para fornecer de 50% a 100% mais rendimento do que motores tradicionais. Hoje, o modelo mais potente da plataforma PPE é o Porsche Macan Turbo com 640 cv.

Bentayga Hybrid

Bentley apostará em híbridos

O atraso de três anos nos planos de eletrificação total permitirá à Bentley investir mais em híbridos plug-in. O próprio CEO Adrian Hallmark admitiu que a Bentley subestimou a demanda por híbridos e agora investirá “centenas de milhões” no segmento. A apostará será em PHEVs (tecnologia plug-in), que permanecerão à venda até o início da próxima década, pelo menos.