A BorgWarner, fornecedora global de componentes automotivos, garantiu novos pedidos de motores elétricos para a Xpeng e a Polestar. A fabricante chinesa Xpeng está comprando motores elétricos de 800 volts com enrolamentos Hairpin para dois futuros modelos de SUV, que não estão sendo nomeados.
Os motores refrigerados a óleo são do tipo HVH220, em que HVH significa High Voltage Hairpin (pino de alta tensão) e 220 significa o diâmetro externo do estator de 220 mm. De acordo com o site da BorgWarner essa série consiste em motores síncronos de ímã permanente (PSMs) com oito polos. A faixa de torque é de 250 a 450 Nm, a faixa de potência é de 135 a 300 kW e a velocidade máxima de rotação é de 18.000 rpm. De acordo com o comunicado, a eficiência máxima é superior a 97%. Os motores serão equipados com componentes de estator e rotor personalizados para os veículos e a produção está programada para começar em 2025.
O motor é resfriado com o mesmo óleo usado para lubrificar a transmissão. De acordo com a BorgWarner, o resfriamento direto do rotor com óleo extrai com eficiência o calor do núcleo do motor elétrico. Isso permite um torque maior e uma densidade de potência mais alta.
Em fevereiro, a BorgWarner anunciou que o Xpeng X9 seria equipada com o motor HVH220. Aparentemente, as duas empresas já podem olhar para trás e ver uma colaboração mais longa: "Estamos muito empolgados em expandir nosso negócio de motores elétricos com a Xpeng e aproveitar nossa parceria de longa data com eles", disse Stefan Demmerle, da BorgWarner.
A BorgWarner também está lançando um sistema de vetorização e desconexão de torque elétrico (eTVD) para veículos elétricos a bateria. Ele será usado inicialmente no Polestar 3, seguido, um pouco mais tarde, por veículos de "outro grande fabricante europeu". O eTVD foi projetado para controlar de forma inteligente o torque das rodas a fim de aumentar a estabilidade, fornecer bastante potência e melhorar a tração durante a partida e a aceleração.
O eTVD é um sistema 3 em 1, pois tem três funções: Ele substitui o diferencial, oferece vetorização de torque e uma desconexão do eixo traseiro controlada por demanda (Disconnect, o "D" do eTVD).
Um diferencial garante que a roda externa possa girar mais rápido nas curvas - quase todos os carros têm esse recurso, pois, de outra forma, os eixos ficariam tensos devido aos diferentes raios de curvas do lado externo e interno. A vetorização de torque geralmente facilita a entrada na curva. Isso normalmente é feito simplesmente freando a roda na parte interna da curva. Entretanto, o eTVD da BorgWarner não funciona com base na frenagem. Isso reduz o desgaste do freio e, portanto, também a emissão de partículas de poeira causadas pelo desgaste do freio. Na terceira função, desacoplamento do eixo traseiro, a máquina de ímã permanente do Polestar 3 é aparentemente desconectada do eixo para que a máquina não freie.
De acordo com o comunicado de imprensa do Polestar 3, o carro tem um sistema de tração nas quatro rodas com vetorização de torque por meio de uma embreagem dupla no eixo traseiro. Esse é um desenvolvimento adicional da tecnologia já usada no Polestar 1. Uma função de desacoplamento garante que o veículo só possa ser acionado pelo motor elétrico dianteiro. Isso é particularmente importante porque o Polestar 3 tem um PSM na traseira, que não pode ser simplesmente desenergizado como uma máquina de indução (ASM).
A BorgWarner apresentou a vetorização de torque para o eixo traseiro de uma tração integral em 2019. Duas embreagens são usadas para distribuir o torque para as rodas esquerda e direita, substituir o diferencial e desacoplar o eixo traseiro, se necessário.
O eTVD também foi projetado para melhorar a segurança do veículo, independentemente das condições da estrada e do clima. O sistema eTVD inclui o software necessário, que pode ser personalizado pelo fabricante do carro para atender às suas necessidades.
A BorgWarner está fornecendo motores elétricos para dois modelos de SUV de 800 volts da Xpeng (possivelmente incluindo o G9), bem como um sistema de vetorização de torque para o eixo traseiro do Polestar 3 e para outro fabricante de automóveis europeu. Mesmo que você não esteja tão interessado em fornecedores, sempre vale a pena dar uma olhada nessas empresas, pois muitas vezes você aprende fatos interessantes sobre os veículos, como neste caso do Polestar 3.
Fonte: BorgWarner (Xpeng), BorgWarner (Xpeng X9), BorgWarner (Polestar) via Electrive.net, BorgWarner (Torque Vectoring von 2019)
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